“Os pais fazem coisas pelos filhos que estes poderiam fazer, e cuidam dos filhos quando estes poderiam se cuidar. Desse modo, os filhos vão crescendo, cronológica e fisicamente, mas mantêm a irresponsabilidade e a inconsequência típicas da adolescência. Com pais assim, há chances do filho amadurecer antes dos pais.

Os pais não devem cuidar de filhos adultos com mentalidade adolescente, pois já cuidaram o suficiente. É o momento de deixar que a vida cuide deles, e isso se faz deixando de fazer para o filho o que ele mesmo pode fazer, como um lanche ou dinheiro para que ele possa se divertir.

Se o filho continua com a mentalidade adolescente, é porque os pais, de certa forma, estimularam isso. Então devem parar, deixando que a vida apresente as situações para seu filho. Dessa forma, ele irá aprender a reagir a tais situações”.

Transcrição de uma fala da especialista em educação dos filhos, Rosely Sayão em entrevista ao canal Veja. Transcrição e adaptação de Provocações Filosóficas.

Assista na íntegra no vídeo abaixo:

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.