A frase “Ou você afunda ou nada” é uma tradução adaptada da expressão ‘sink or swim’ atribuída a Shakespeare, que é usada para situações ou condições que as pessoas passam em suas vidas. A expressão é muito oportuna para os dias atuais, devido as circunstâncias incomuns que estamos vivenciando por causa da pandemia do novo coronavírus. O professor Mario Sergio Cortella, em seu canal, nos traz importante reflexão acerca dessa frase de Shakespeare, fazendo alusão à linguagem popular: ‘ou senta e chora, ou levanta e enfrenta’. Nós do Portal Raízes, fizemos a transcrição de um trecho da sua fala, mas você pode assistir o vídeo na íntegra, logo abaixo. Vale muito a pena.

“No ato 4 de Shakespeare tem uma hora em que a personagem, em frente á uma situação difícil, diz assim: ‘ou afunda ou nada’, or sink or swim’. Nós estamos vivendo uma circunstância dessa, ou afunda ou nada; ou a gente se mexe, ou a gente não consegue ultrapassar as barreiras, as adversidades que temos de fazer. Alias, eu vou trazer isso ao modo caipira: ‘ou senta e chora, ou levanta e enfrenta’. Pois bem, para enfrentar tem que levantar, mudar o estado em que se estava. Levantar exige que eu mude de estado, de posição. E mudar dá um certo desiquilíbrio momentâneo. Você sabe disso. Mudar é complicado, mas acomodar é perecer”.  Cortella. Veja abaixo o vídeo na íntegra. Vale muito a pena:






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.