Jorge Bergoglio, o papa Francisco, visitou o presídio feminino de Rebibbia, na periferia de Roma, no meio da tarde nesta sexta-feira feira santa. Essa é a primeira vez que ele faz o rito de beijar os pés exclusivamente com mulheres. Sentado em uma cadeira de rodas, o pontífice  lavou , secou e beijou os pés de 12 mulheres. Algumas delas choraram.

O papa Francisco, que já visitava detentos em Buenos Aires, afirmou que a cerimônia do lava pés “é um gesto que nos chama a servir aos demais”.

Ele também celebrou uma missa no pátio do centro de detenção, onde estão presas cerca de 370 mulheres. Na tradição cristã, a Quinta-feira Santa celebra o dia em que Cristo lava os pés dos apóstolos na Última Ceia.

O ritual foi perpetuado em cerimônias do cristianismo, exceto em algumas linhas do protestantismo. As informações são do G1.






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.