Passos para escolher o corpo docente
Passos para escolher o corpo docente

Os professores são os pilares sobre os quais as grandes instituições educacionais são construídas, e a contratação de ótimos professores muitas vezes pode ser crítica para o sucesso de uma escola. É por isso que a formação do corpo docente de uma escola é tão importante. Ao contratar os melhores professores para sua escola, um dos elementos mais importantes a lembrar é que cada escola tem diferentes necessidades e diferentes pré-requisitos que fazem um bom professor é essa escola.

Por exemplo, em uma escola que é mais moderna e usa plataformas de aprendizagem online e softwares de gestão escolar, é essencial que o professor seja mais experiente tecnicamente e digitalmente confiante. Por outro lado, se uma escola está estressada com a disciplina entre os alunos, um professor convencional com métodos de ensino rígidos funcionaria perfeitamente bem

É, portanto, que um dos aspectos mais críticos da contratação de professores começa com a escola identificando o tipo de professor necessário. Nem precisamos falar sobre remunerar bem, pois quem faz tcc para vender acaba fazendo isso por não ter mais opção diante de tão baixos salários.

Vejamos alguns passos para escolher o corpo docente

Determine as metas de contratação                                       

A primeira estratégia importante relacionada à contratação de professores é ser capaz de identificar a posição, as habilidades necessárias, o conhecimento e as experiências que você procura em seus candidatos a professores. Tendo em mente as habilidades e conhecimentos específicos que são necessários para o cargo de professor aberto, as autoridades escolares podem preparar perguntas mais fortes para garantir que os candidatos selecionados possuam as habilidades necessárias.

A maioria dos diretores de escolas está efetivamente procurando professores com algumas qualidades pré-determinadas, como inteligência, conhecimento do assunto, habilidades pedológicas, inteligência emocional, inteligência cultural e experiência educacional necessária.

Adote um sistema de triagem sem papel

Uma das maneiras mais rápidas de selecionar candidatos é usar um software de gerenciamento escolar que permitirá que você colete e analise as inscrições de candidatos de maneira descomplicada. O software de gestão escolar pode inserir detalhes do candidato no sistema online, separar o candidato e enviar cartas pré-escritas aos candidatos selecionados ou rejeitados – economizando assim o tempo e esforço da equipe de administração escolar.

Avalie as habilidades leves 

Quando você chama os candidatos selecionados para uma entrevista – comece avaliando as habilidades pessoais dos professores em potencial. Verifique com os professores suas estratégias de gestão de sala de aula, seu sistema de crenças pessoais, bem como suas estratégias de ensino para lidar com diferentes tipos de alunos.

Avalie habilidades difíceis ou técnicas

Uma vez que você esteja confiante com as habilidades pessoais de seus professores, você pode avaliar as habilidades técnicas do professor, como habilidades de escrita, conhecimento do currículo, habilidades analíticas, etc. Elabore e faça as perguntas que irão extrair as informações que você está procurando o candidato. Veja, por exemplo, se ele usa aplicativos e tecnologias em sala de aula, isso deve contar pontos positivos.

Como posso encontrar um professor?

Ou, melhor, “Como posso encontrar um bom professor?” Aqui estão algumas das melhores práticas para a contratação de professores para sua escola ou outra organização educacional:

1. Publique anúncios de emprego em quadros de empregos específicos de educação, de nicho     

Os quadros de empregos e redes profissionais mais populares, como Monster, Even e LinkedIn, costumam ser boas fontes de candidatos. Mas se você quiser restringir seu público e alcançar pessoas que estão procurando especificamente por empregos de ensino, é melhor usar painéis de empregos de professores de nicho.

Você pode promover sua função aberta em sites que têm essa função ou verificar sites e jornais locais. Ao contratar professores, você não deseja obter centenas de inscrições; você deseja que seus anúncios de emprego sejam apresentados aos candidatos certos com o conjunto de habilidades desejado. Para facilitar a sua vida de recrutamento, compilamos uma lista dos melhores quadros de empregos de professores para você.

2. Estenda a mão para recém-formados

Pessoas que estão apenas começando sua carreira de professor geralmente estão ansiosas para entrar na sala de aula. Você não quer deixar esse entusiasmo desaparecer. Conecte-se com escritórios de carreira de faculdade e organizações de ex-alunos para construir redes fortes com futuros e recém-formados.

Em alguns países e em alguns estados, os alunos que estudam para se tornar professores precisam completar uma determinada quantidade de horas de crédito para se tornarem professores qualificados. Você pode suprir suas próprias necessidades e ajudar a atender as deles, oferecendo estágios remunerados e vagas de assistente de professor em tempo parcial ou integral. Dessa forma, você vê como os futuros graduados se comportam em sala de aula e ficam conectados até que se formem e estejam prontos para ocupar uma posição permanente.

3. Peça referências de professores atuais ou antigos

Os professores que já trabalharam em sua escola estão familiarizados com os procedimentos que você segue e os valores que prioriza. É por isso que é mais provável que recomendem outros professores que se encaixem bem na sua cultura.

No entanto, não se limite apenas pedindo referências de quem trabalha atualmente em sua escola. Entre em contato com ex-colegas também, especialmente aqueles que saíram em bons termos. Este é um modelo de e-mail que você pode usar para pedir referências de funcionários de sua rede externa.

4. Participar de feiras de empregos para professores

Conhecer os candidatos a emprego pessoalmente pode ser uma ferramenta eficaz de atração de candidatos, pois você tem a chance de responder a todas as suas perguntas na hora enquanto promove sua escola. Confira todas as feiras de empregos que acontecem em sua área (geralmente no início do verão e / ou final do ano letivo) e peça a alguns de seus professores para entrarem para que possam começar a construir relacionamentos com potenciais futuros professores.

Além disso, considere organizar um dia aberto em sua escola. Durante este evento de recrutamento, os professores em busca de um novo emprego podem visitar sua escola e aprender mais sobre suas vagas em aberto, enquanto você tem a chance de se encontrar com candidatos em potencial e avaliar suas qualificações.

Como posso atrair candidatos para empregos de ensino?

A demanda por professores está aumentando; isso significa que está ficando cada vez mais difícil atrair e reter professores qualificados. Aqui estão alguns truques para ajudá-lo a se destacar da concorrência:

É mais provável que você atraia ótimos professores se oferecer um salário acima da média do setor. E você quer que os candidatos saibam disso durante a procura de emprego. Em outras palavras, inclua a faixa salarial em suas descrições de cargos, juntamente com quaisquer benefícios adicionais que você forneça (por exemplo, planos de seguro).

RECOMENDAMOS






Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.