O segredo das pessoas que permanecem cheirosas o dia inteiro

Portal Raízes

Tem gente que é assim, o seu perfume lhe antecede e a gente logo diz: ‘fulana está chegando’.  Parece que a pessoa dorme e acorda num mar de cheiros. Sua roupa é cheirosa, seus cabelos, seu hálito, sua pele e até a sua respiração.  Isso não é sorte, tampouco genética. Para ficar o dia todo perfumados, há alguns sacrifícios, rituais, hábitos, encargos que o banho, por si só, não resolve. 

Nós do Portal Raízes, traduzimos um artigo escrito por Cynthia Cobb, enfermeira especializada em saúde, estética e cosméticos para mulheres e cuidados com a pele. Cynthia revela os hábitos das pessoas que estão sempre cheirosas. É mais fácil do que você possa imaginar. Confira:

Sua dieta influencia no seu cheiro

Dizem que “você é o que você come” e isso também se aplica a como você cheira. Em entrevista ao site Refinery29, a perfumista Julia Zangrilli diz que se você quiser cheirar bem, é importante que você pense no que você consome. Quanto mais água você tomar, menos odores ruins fluirão do seu corpo.

Entretanto, o consumo exagerado de cebola e alho pode afetar o aroma não só do seu hálito, mas também da sua pele por até 48 horas. Os alimentos não só altera o seu cheiro, mas também como o perfume fica na sua pele. Comer alimentos frescos como frutas, vegetais e proteínas são ideais para manter uma fragrância agradável. As bebidas açucaradas também podem afetar o cheiro, especialmente porque atinge os poros e cheiro muito doce não é tão bom nas pessoas.

Fragrâncias confortáveis e naturais

Você compra a primeira roupa que encontra quando vai a uma loja de roupas? O mesmo se aplica aos perfumes e loções, eles têm efeitos diferentes em cada pessoa. Precisamos experimentá-los e ver como eles reagem na pele durante o dia. O componente principal para cheirar bem é a fragrância que você escolhe. Encontrar o que melhor se adeque à sua pele não é tão fácil. Certifique-se de procurar um cheiro natural, com o qual você se sinta confortável. É algo que também o tornará mais seguro todos os dias.  A melhor maneira de identificar uma boa fragrância é com paciência. Às vezes, você compra o que pensou ser o certo e, no final, não era. Você tem que tentar várias amostras até que você encontre a ideal. Também acontece de você adorar a primeira fragrância que encontrou e ficar com ela, mas geralmente tentando várias você encontre a ideal para sua pele e personalidade.

Hidratação com água e cremes

Manter-se hidratado pode ajudar a prevenir os maus odores. Quando a pele seca, ela tende a absorver e dissipar os perfumes muito mais rápido. Uma dica para isso é tomar muita água, hidratar a pele e aplicar produtos que reponham a água da pele.

Cuidar das roupas

A maneira como você lava suas roupas faz uma grande diferença em como você cheira. Do sabão que você usa até a forma como você seca a roupa. Linda Song, perfumista da Givaudan, diz que muitos sabões e amaciantes tentam imitar o cheiro de perfume. Olhe cuidadosamente antes de comprar produtos com fragrâncias que você gosta.

Saber exatamente onde borrifar as fragrâncias

Muitos não percebem exatamente onde devem borrifar as fragrâncias, mas é essencial para que o cheiro dure o dia todo. De acordo com Aedes de Venustas, dono de Karl Bradl, as fragrâncias funcionam de baixo para cima, então o melhor é espirrar na área dos joelhos, no peito e atrás dos ouvidos. É assim que você aproveitará a maior parte da fragrância, sem exagerar e borrifar demais. Aplique sua fragrância também em áreas como o estômago, a parte de trás do pescoço, as axilas, tornozelos, etc. Parece demais, mas Bradl sugere aplicar seu perfume uma meia hora antes de sair de sua casa para que ele se dissipe.

Não usar uma única fragrância

Com isso, não queremos dizer que você use vários perfumes, mas antes de borrifar suas fragrâncias mais intensas, tente usar óleos ou cremes corporais. Essas camadas tornarão o cheiro em seu corpo muito mais duradouro. Tente comprar um óleo corporal que tenha alguma fragrância que faça você se sentir fresco durante o dia.

Aplicar as fragrâncias várias vezes

Se você quiser cheirar bem durante a maior parte do dia, saiba que os perfumes e loções não são feitos para durar muitas horas, eles se dissipam facilmente. O ideal é que você tente aplicá-los duas vezes por dia. Todos nós suamos e respiramos pela nossa pele, o que é pode dar um toque extra no meio do nosso dia. Mas lembre-se de não exagerar. Os perfumes de bolsa são muito úteis para isso.

Cheiro bom não só na pele

Os especialistas recomendam borrifar algo até na sua casa, na sua cama, nas suas roupas e seus cabelos para cheirar o dia todo. Como uma dica, mude seus lençóis constantemente, não pare de escovar os dentes pela manhã, coloque velas na sua casa, aromatizantes no banheiro, etc. Acredite ou não, todos esses aromas influenciam como você cheira durante o dia. Há várias maneiras de deixar sua casa cheirando de um jeito incrível sem que você tenha que borrifar muito perfume em tudo.

Carregar um spray ou talco para os pés

Se seus pés tendem a cheirar mal durante o dia, como o de muitas pessoas, carregue um spray ou talco para você aplicar várias vezes ao dia. Lembre-se de que pés assustadores podem arruinar qualquer momento.

Investir em um shampoo seco

Se você não gosta de lavar os cabelos todos os dias, às vezes não consegue impedir que ele pareça gorduroso e comece a sentir mau cheiro. Compre um shampoo seco com o aroma que goste, aplique-o de manhã e à noite se você estiver indo para algum lugar.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.