Você se depara com um casal de 90 anos andando de mãos dadas no parque e woww! Depois fica pensando: o que será que eles fazem para continuar afetivos por tantas décadas e ainda manterem a chama viva? Karl Pillemer, gerontólogo e autor de 30 Lições para Amar: Conselhos dos Mais Sábios sobre Amor, Relacionamentos e Casamento , decidiu responder isso. Ele entrevistou mais de 700 pessoas que estão casadas há décadas e o que ele descobriu é que eles: não acomodaram dentro da relação como se não tivessem mais nada para conquistarem; eles conversam sobre tudo, especialmente sobre como estão se sentindo; eles colocam o parceiro (a) antes dos filhos; eles não discutem quando estão com raiva; eles estão dispostos a mudar; eles validam e respeitas as necessidades de seu parceiro (a); eles cuidam de si mesmos de forma integral; eles tratam o relacionamento como um compromisso de longo prazo; eles desejam permanecer juntos e lutam para que isso aconteça.

Veja o conselho que casais famosos deram sobre a longevidade do relacionamento? 

Inspirados nos saberes de Larl Pillemer, nós fizemos uma seleção com 6 casais famosos e o seus conselhos sobre como manter a longevidade saudável e harmoniosa de um relacionamento?

1 – Zélia Gattai e Jorge Amado: “O segredo para ter um casamento duradouro é nunca brigar por causa da toalha molhada largada sobre a cama”, concordaram os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, nos fazendo refletir que devemos conduzir a energia do relacionamento às coisas que realmente fazem sentido.

2 – Michelle e Obama: “Nós tivemos que recorrer à terapia de casais para que pudéssemos descobrir, em nós mesmos, ferramentas psíquicas para lidarmos com os conflitos internos e externos”.

3 – Glória Pires e Orlando de Morais: “Nunca perdemos o romantismo. Independente do dia, eu sempre tento surpreendê-la. Gosto de preparar algo diferente para ela em datas especiais, mas o romance é algo que está presente no nosso dia a dia. Sempre brindamos o nosso amor”.

4 – Samuel L. Jackson e LaTanya Richardson: “O nosso segredo é que nós amamos fazer coisas juntos. Nós sempre arranjamos tempo para estarmos juntos”.

5 – Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli: “A gente sempre se enfeita um para o outro. A gente busca sempre realçar a beleza de todas as coisas e situações”.

6 – Glória Menezes e Tarcísio Meira: “Eu tenho necessidade dele e ele tem necessidade de mim”, disse Glória e Tarcísio respondeu: “Nós sempre nos apegamos muito um ao outro e dependemos muito um do outro. Sinto muita falta de Glória e sei que ela sente a minha quando estou fora”.

Da redação de Portal Raízes. As citações contidas neste artigo foram extraídas de entrevistas oriundas de diversas fontes e acervos: canais, revistas, jornais  e sites. Para mais informações, solicite por E-mail: [email protected] Se você gostou, curta, compartilhe com os amigos, e não se esqueça de comentar. Siga o Portal Raízes também no FacebookYoutube e Instagram.

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.