Qual é a sua inteligência? Você pode ter mais de uma, diz psicólogo de Harvard

Portal Raízes

Nós não somos todos naturalmente hábeis nas mesmas coisas. Alguns são mais atléticos e têm melhor coordenação. Alguns aprendem a linguagem e as palavras mais rápido em uma idade jovem, enquanto outros são bons com números e padrões de visualização.

Mas a maioria das pessoas não entende completamente sua gama de habilidades e, como resultado, pode acabar nas carreiras erradas. Ou podem gostar de seu trabalho, mas se esforçam para identificar técnicas eficazes de aprendizado que os ajudem a se destacar ainda mais.

A teoria das inteligências múltiplas

Para ter uma noção melhor de suas habilidades e capacidades, geralmente recomendo começar com a teoria das inteligências múltiplas. Apresentado pela primeira vez em seu livro “Frames of Mind”, de 1983, Howard Gardner, psicólogo e professor da Universidade de Harvard , afirma que existem oito tipos de inteligência humana – cada um representando diferentes maneiras de como uma pessoa processa melhor as informações.
Abaixo estão os oito tipos de inteligência identificados por Gardner. Conforme você passa por cada um, avalie-se em uma escala de um (não vem naturalmente) a cinco (vem muito naturalmente).

1. Inteligência espacial

A inteligência espacial pode ser definida como a capacidade de entender o mundo de forma tridimensional, física e mental. Essa inteligência se relaciona com a capacidade que a pessoa tem para lidar com aspectos como cor, linha, forma, figura, espaço e a relação que existe entre eles. Opções de carreira em potencial: Piloto, Designer de moda, Arquiteto, Cirurgião, Artista, Engenheiro.

2. Inteligência cenestésica corporal

A capacidade de usar seu corpo de uma forma que demonstra destreza física e atlética. Se você tem essa habilidade, pode ser um atleta correndo sem esforço por um campo e passando uma bola, ou um dançarino executando perfeitamente uma rotina complicada. Opções de carreira em potencial: Dançarino, Fisioterapeuta, Atleta, Mecânico, Construtor, Ator.

3. Inteligência musical

Sensibilidade ao ritmo, altura, metro, tom, melodia e timbre. Isso pode envolver a habilidade de cantar e / ou tocar instrumentos musicais . Pessoas famosas com inteligência musical incluem Beethoven, Jimi Hendrix e Aretha Franklin. Opções de carreira em potencial: Cantor, Maestro musical, DJ, Professor de música, Compositor, Compor.

4. Inteligência linguística

Às vezes chamado de “inteligência da linguagem”, isso envolve sensibilidade ao significado das palavras, a ordem entre as palavras e o som, ritmos, inflexões e métrica das palavras. Aqueles que têm pontuação alta nesta categoria são normalmente bons em escrever histórias, memorizar informações e ler. Opções de carreira em potencial: Poeta, Romancista, Jornalista editor, Advogado, Professor de letras.

5. Inteligência lógico-matemática

A capacidade de analisar problemas de forma lógica, realizar operações matemáticas e investigar questões cientificamente. Pessoas com essa inteligência, como Albert Einstein e Bill Gates , são hábeis no desenvolvimento de equações e provas e na solução de problemas abstratos. Opções de carreira em potencial: Programador de computador, Matemático, Economista, Contador, Cientista, Engenheiro.

6. Inteligência interpessoal

A capacidade de interagir efetivamente com outras pessoas. Sensibilidade ao humor, sentimentos, temperamentos e motivações das outras pessoas. Essencialmente, é ser capaz de entender e se relacionar com as pessoas ao seu redor. Opções de carreira em potencial: Líder de equipe, Negociador, Político, Publicitário, Vendedor, Psicólogo.

7. Inteligência intrapessoal

Sensibilidade aos próprios sentimentos, objetivos e ansiedades e capacidade de planejar e agir à luz de suas próprias características. A inteligência intrapessoal não é particular para carreiras específicas; em vez disso, é uma meta para cada indivíduo em uma sociedade moderna complexa, onde cada um deve tomar decisões importantes por si mesmo. Opções de carreira em potencial: Terapeuta, Conselheiro, Psicólogo, Empreendedor, Filósofo, Teórico.

8. Inteligência naturalista

A capacidade de compreender as nuances da natureza, incluindo a distinção entre plantas, animais e outros elementos da natureza e da vida. Indivíduos notáveis ​​com inteligência naturalista incluem Charles Darwin e Jane Goodall. Opções de carreira em potencial: Geólogo, Agricultor, Botânico, Biólogo, Conservacionista, Florista.

Entenda e desenvolva seus pontos fortes

Se você teve dificuldade para se avaliar, peça às pessoas mais próximas que façam suas observações. Ou considere as coisas pelas quais você gravitou durante sua juventude. (Normalmente é quando somos crianças que aprendemos atividades intimamente ligadas às nossas habilidades inatas.)

Lembre-se de que este é apenas um exercício rápido e simples para lhe fornecer uma noção mais clara de seus pontos fortes. Suas principais habilidades e interesses se alinham à sua vida e carreira? Se não, como você pode usá-los para chegar onde deseja? Quando adquirimos uma compreensão mais profunda de nossos talentos naturais, temos mais chance de descobrir como atingir metas em nossa vida pessoal e profissional.

Da redação de Portal Raízes.  As informações contidas neste artigo são apenas para fins educacionais e informativos e não têm como objetivo aconselhamento profissional Sempre consulte um especialista qualificado a respeito de qualquer dúvida que possa ter.  Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos, e não se esqueça de comentar. Pois isto contribui para que continuemos trazendo conteúdos incríveis para você. Siga o Portal Raízes também no FacebookYoutube e Instagram.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.