Se eu fiz algo errado, fale!

Portal Raízes

Se eu fiz algo errado, por favor, comunique-se, fale comigo para que eu saiba o que há de errado e o que fazer para melhorar. Comunicar-se efetivamente é uma das maneiras mais poderosas para manter qualquer tipo de relação.

O pesquisador do casamento, Dr. John Gottman, muitas vezes pode determinar se um relacionamento irá ou não desmoronar. Uma parte de sua análise inclui ouvir atentamente a comunicação de um casal.

Aqui estão os quatro tipos de comunicação mais perigosas que Gottman adverte que destruirão seu relacionamento, as dicas se aplicam tanto para casais quanto pra qualquer tipo de relação com problemas de comunicação.

1. Crítica

Há uma enorme diferença entre dar feedback amoroso ao seu parceiro e atacar seu caráter.

Quando você critica seu parceiro, está identificando as falhas dele para fazê-lo sentir-se mal consigo mesmo.

Tome cuidado para não julgar prejudicialmente seu parceiro de maneiras que o menospreze ou faça com que se sinta inferior a você.

Em vez disso, faça elogios e concentre-se em seus pontos fortes. Quando você falar em termos de suas fraquezas, enquadre-as de maneira positiva.

Fale sobre como as ações deles afetam você e dê sugestões com humildade e amor.

2. Desprezo

Se você está insultando, zombando ou ridicularizando a pessoa que está com você então você está abusando verbalmente dela e apenas demonstrando desprezo.

Pare com isso agora. Ser cruel e rude com essa pessoa é desrespeitoso e extremamente prejudicial.

Ela não merece isso, e você também não. Mesmo se você estiver “apenas brincando”, é humor hostil e deve ser evitado a todo custo.

Sempre trate seu parceiro com respeito. Seja gentil, atencioso e amoroso.

3. Defensividade

Quando houver um problema, não coloque a culpa constantemente na outra pessoa. Não se faça sempre de vítima.

Se você nunca assume a responsabilidade por suas ações e constantemente faz da outra pessoa “bandido”, você é destrutivamente defensivo.

Fazer isso invalida seus sentimentos e é característica controladora e manipuladora. Se você está sempre na defensiva, estará constantemente procurando desculpas, em vez de admitir que pode estar em equívoco.

Cometer um erro é uma oportunidade de aprendizado. Admita quando errar, peça desculpas e siga em frente.

4. Paredão

Não dizer nada pode ser tão prejudicial quanto dizer alguma coisa. “Stonewalling” é quando o ouvinte se desliga completamente da conversa.

Essas pessoas ignoraram o parceiro ou até saem completamente da sala. Elas se fecham, desligam, se fingem de ocupadas e se afastam.

Quando seu parceiro estiver chateado, não dê a ele um tratamento silencioso. É outra forma de desrespeito.

Em vez disso, ouça-o atentamente, sem interrupção. Ignorar a situação nunca ajuda a resolver um problema.

Não importa o quão bravo e chateado você esteja, sempre se comunique com amor.

Fonte: Higher Perspectives, traduzido e adaptado por Portal Raízes

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.