“Empoderamento é autoridade. É uma permissão assinada para aproveitar o dia. É o processo de ficar mais forte, mais confiante e mais engajada. Ser empoderada é se mover pelo mundo sem medo ou desculpas e, com esses presentes, vem um privilégio ainda mais profundo – a capacidade de assumir o controle de sua própria vida e reivindicar seus direitos”.

“As mulheres foram forçadas a cerrar os dentes e aceitar [a privação de direitos], porque se defender não era nem uma opção, o risco era muito grande e elas sabiam disso”.

“Estou me sentindo mais empoderada do que nunca. Venho como uma e permaneço como 10.000. Grata, além das palavras, por olhar ao redor e saber que estamos todas aqui para realizarmos os sonhos daquelas que vieram antes de nós. Estamos aqui não apenas para testemunharmos, mas para sermos as novas vozes de uma era extraordinária”

“Vejo o sacrifício e o trabalho necessários para chegar lá. Mas, mais do que isso, vejo as maneiras pelas quais suas vidas são mudadas para sempre por causa da oportunidade que você recebeu e das escolhas que fez para assumir papéis de liderança e acabar com os ciclos de abuso e pobreza que suas mães e avós tiveram”.

Trechos de um discurso de Oprah Winfrey sobre empoderamento feminino, no Empowerment in Entertainment do The Hollywood Reporter em 2019.

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.