Turma da Mônica lança nova coleção que aborda temas como ansiedade, luto, tristeza e medo

Portal Raízes

Ilustrada por Maurício de Souza e escrita pela pela psicopedagoga e arteterapeuta especialista em Neuropsicopedagogia e Contos Infantis, Paula Furtado, a nova coleção da Turma da Mônica, a Bem-Me-Quer, aborda temas complexos e desafiadores como a ansiedade, o luto, a tristeza, o medo e a raiva.

O objetivo é que os personagens da Turma da Mônica provoquem empatia e identificação da criança com os conflitos apresentados.

“Para facilitar a projeção dos pequenos, selecionei os temas emocionais mais recorrentes do universo infantil que tenho constatado em meu trabalho em consultório particular como psicopedagoga”, afirma Paula Furtado.

Os contos podem ser usados por pais e professores para trabalhar assuntos considerados difíceis de forma direta e lúdica. Nas histórias, os personagens da Turma da Mônica procuram conhecer os próprios sentimentos e descobrir maneiras de transformá-los, sempre contando com ajuda dos amigos.

Na avaliação de Paula Furtado, as histórias possibilitam a elaboração das dores emocionais. “Dar voz a essas emoções possibilita o acolhimento dos sentimentos da criança e a reflexão”, enfatiza a psicopedagoga.

A coleção conta com 5 livros:

‘Caraminholas na cachola’, que discute sobre ansiedade no cotidiano infantil, ‘Para sempre no meu coração’ que discute sobre luto, perdas e frustrações do dia a dia, ‘A grande festa’ que discute depressão e tristeza, ‘Era uma vez uma nuvenzinha’ onde o tema é a raiva, uma emoção natural que nos permite perceber se algo está errado ou não está funcionando de acordo com o esperado, ‘Circuito Aventura’ que trata do medo, um sentimento que pode surgir de maneira real ou fantasiosa na vida da criança. De qualquer uma das formas, pode criar desconfortos físicos ou emocionais.

Todos os livros não só abordam os temas como também ensinam as crianças a lidarem com esses sentimentos (tanto a criança que o sente quantos os amigos ao redor), de uma maneira divertida que agrada tanto os pais quanto os pequenos.

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.