Will Smith fala sobre o exame de colonoscopia que preveniu um câncer no intestino

Portal Raízes

Bem humorado o astro de Hollywood Will Smith, surpreendeu a todos com sua última “façanha”. O ator registrou em vídeo sua primeira colonoscopia. Entre muitas piadas, ele ressaltou a importância de estar em dia com a saúde, e revelou que quando decidiu gravar a preparação para o procedimento ele não imaginava que teria um pólipo pré-canceroso retirado do seu organismo.

Aos 51 anos, o exame foi recomendado pelo seu médico Ala Stanf, que realizou o procedimento e deu a notícia “havia um pólipo, que, se não fosse retirado, poderia continuar crescendo e crescendo”.

“É 2019, temos que melhorar nossa saúde. Há uma certa quantidade de comprometimento e vergonha envolvidos em ser saudável. Você só precisa fazer isso, cara”, disse o ator no vídeo.

Como é feito o exame de colonoscopia?

O exame é realizado com um aparelho chamado colonoscópio, que é introduzido no ânus para visualização do cólon, parte central do intestino, reto e parte do intestino delgado. A colonoscopia é a principal forma de prevenção de câncer colorretal. Isso porque ela identifica pólipos, formações parecidas com verrugas na parede do intestino, que podem se tornar tumores malignos ao longo do tempo. Estima-se que um pólipo leve de 5 a 10 anos para se tornar maligno. Os pólipos de até 2 cm podem ser retirados durante o próprio exame. Para as formações maiores, é necessário marcar um segundo procedimento. Além de prevenir o câncer, a colonoscopia é capaz de diagnosticar alterações na anatomia do intestino, inflamação da parede do intestino e diverticulose, presença de divertículos que são reentrâncias no intestino

Quando o exame é recomendado?

O exame é indicado para todos acima de 45 anos. Pessoas que tenham histórico familiar de câncer no intestino devem fazer depois dos 40 anos. O exame também é recomendado para pacientes que apresentem sintomas como dor abdominal, emagrecimento, cólica ou presença de tenesmo (sensação de peso no reto). O exame costuma ser feito depois dos 50 anos na maioria dos países. Pessoas que possuem parentes de primeiro ou segundo grau diagnosticadas com o câncer devem fazer o exame a depender da idade em que o tumor foi diagnosticado no parente. “São 10 anos antes. Se o pai descobriu o câncer com 45 anos, o filho deve fazer a colonoscopia com 35”, explica o endoscopista Rodrigo Rodrigues, do laboratório Fleury Medicina e Saúde.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.