EUA registram primeiro caso de zika vírus

Após viajar pela América Latina, homem morador do Texas é primeiro caso confirmado nos Estados Unidos. Autoridades de saúde afirmam que estado americano tem condições ideiais para a proliferação da doença.

Autoridades de saúde do Texas confirmaram, nesta terça-feira (12/01), o primeiro caso de zika vírus nos Estados Unidos. O homem mora no condado de Harris e havia visitado a América Latina, incluindo Salvador, na Bahia, recentemente.

Um dos diretores do Texas Children’s Hospital, Peter Hote, afirmou ao site Medscape que o caso provoca preocupação porque o estado americano possui as condições ideais para o desenvolvimento do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

“Há uma tempestade perfeita se formando que pode proliferar o vírus no Texas. Temos duas espécies de mosquito que pode transmiti-la [a doença] e altos níveis de pobreza que levam a viver em ambientes não sadios, perto de água parada”, ressaltou Hote.

Em adultos, o vírus provoca sintomas mais leves que a dengue e a chicungunha – também transmitidas pelo Aedes aegypti. Os sintomas clássicos são febre, dores no corpo e manchas na pele.

Em novembro de 2015, o Ministério da Saúde brasileiro confirmou a relação entre o zika vírus e casos de microcefalia em bebês. Por causa do aumento de casos de zika, as autoridades dos EUA aconselham seus cidadãos a tomar cuidados adicionais com a doença no Brasil, como uso de repelentes, e pedem que as grávidas adiem viagens à América Latina.

Fonte: DW – PV/abr/ots

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“Trabalhei tanto que me esqueci de estar vivo. Mas viver é a única urgência” – Rubem Alves

Segundo o mestre Rubem Alves, no seu livro: "Se eu pudesse viver minha vida novamente",…

3 horas ago

Entretenimento sob demanda: a personalização absoluta no lazer

Houve um tempo no passado em que o lazer era uma atividade, de certa forma,…

1 dia ago

“O açúcar em excesso não adoece só o corpo: alimenta as piores companhias no nosso intestino” –

Durante décadas, o açúcar foi sinônimo de carinho, recompensa e afeto. E a publicidade soube…

6 dias ago

Toda mulher deveria saber precocemente quais são os primeiros sintomas e quanto tempo dura a menopausa

A menopausa é um marco biológico e existencial na vida da mulher, que simboliza o…

1 semana ago

A médica que prescreve poesia na lida diária com a morte

“Todos são portadores de felicidade.Uma pena notar que boa parte da humanidade ainda é assintomática.”

2 semanas ago

10 sinais de que você está sofrendo abuso psicológico – Segundo Signe Hegestand

Durante gerações, fomos educadas para tolerar a dor em silêncio. Desde cedo, aprendemos que “ser…

2 semanas ago