8 razões pra começar a correr

Eu fui uma criança e adolescente sedentária e, mais do que isso, com aversão a exercícios físicos. Cresci com uma bronquite crônica e esse era um dos motivos, mas o outro era falta de costume, mesmo. Se a gente cresce sem se movimentar, não toma gosto pela coisa e acaba levando isso pra vida adulta. Mas há dois anos, unindo uma temporada em um inverno quase polar, quando morei em Berlim, que me levou à necessidade de me mexer pra espantar a falta de ânimo que os muitos graus negativos fazem, comecei a correr na esteira. Depois, em uma temporada na América Central, segui com o hábito, então ao ar livre. Reaprendi a correr no chão duro, em oposição a esteira (sim, dá muita diferença) e vi alguns quilos indo embora, meu fôlego e disposição aumentando e 1km viraram 2km, 5km, 7km…

Correr exige esforço e disciplina no início, mas depois se torna praticamente um vício, do qual não se consegue permanecer distante. Na boa: se eu consegui tomar gosto pela coisa, você consegue. E existem muitos motivos pra que você compre um par de tênis, shorts, uma camiseta leve e saia de casa:

1. Dá pra fazer em qualquer lugar
Por mais que muita gente tenha hábito de pegar uma academia pra se exercitar, correr é o mais democrático dos esportes, porque ele pode ser feito em qualquer lugar. Se você viajar a trabalho, tirar férias ou estiver em qualquer outro contexto, ainda assim pode sair pra correr.

2. É um tempo seu com você mesmo
Você pode correr em grupo, mas uma coisa que eu gosto sobre a corrida é que ela se torna um exercício profundo de concentração, de relação com o corpo e com os movimentos e de reflexão da sua vida. A gente tem, hoje em dia, raros momentos em que estamos sozinhos – especialmente quem tem mania de smartphone. Correr possibilita isso.

3. Para se relacionar de maneira mais próxima com a cidade, a arquitetura e as condições de acessibilidade
Se você anda muito de carro, talvez não tenha a visão do pedestre, importantíssima pra compreender sua cidade como um lugar que deve ser feita não para carros, mas para pessoas. Você vai perceber problemas de acessibilidade nas calçadas, vai notar mais espaços de convivência social e lazer livre, como parques e praças.

4. Porque é bom pra saúde
Dessa parte, voce está cansado de saber: correr (com acompanhamento médico e do jeito certo, claro) faz bem pro coração, pros pulmões, pra oxigenação das células, pros ossos e até pra depressão.

5. Porque elimina gordura e te faz perder peso
5e você quer também garantir essa parte da sua saúde, a corrida não te deixa na mão. Claro que esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas se exercitam, mas com tantos outros, isso se torna apenas um detalhes.

6. Porque te deixa feliz, concentrado e produtivo
A ciência já comprovou: correr também melhora sua concentração e foco, sua produtividade em casa e no trabalho e sua satisfação geral com a vida, aliviando o stress, por exemplo.

7. Porque você dorme melhor
As substâncias liberadas durante uma corrida também te ajudam a ter um sono mais pesado e completo durante a noite.

8. Porque você consegue
Acho que uma das coisas mais legais, pra mim, foi quando corri meus primeiros 5km em 40 minutos. Me lembrei que, quando era criança, com os brônquios rapidamente inflamados, não corria mais de um minuto sem me cansar. Depois de 40 minutos sem parar, me senti muito bem comigo mesma e capaz de alcançar outros objetivos.

TEXTO DEAna Freitas
FONTEVia
COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS