Anna Karenina

5 livros e 5 filmes de amor indicados aos apaixonados

A literatura e o cinema estão repletos de histórias de amor inesquecíveis. Mas nem todas terminam com “e viveram felizes para sempre”. Alguns têm um aquele incrível final trágico que fazem parecer que o amor ali vivido foi o mais perfeito amor que alguém possa viver. Veja 5 livros e 5 filmes, dentre as melhores, histórias de amor do mundo.

1. Romeu e Julieta – Um amor trágico entre duas famílias inimigas

Esta tragédia shakespereana, elaborada entre 1591 e 1595, não é significativa apenas por enfocar o amor proibido entre dois jovens na Verona renascentista, mas também por denunciar a hipocrisia e as convenções sociais, os interesses econômicos e a sede de poder, elementos que engendram inevitavelmente a intolerância e condenam o sentimento nobre que brota dos corações de Romeu e Julieta.

romeu e julieta

2. O morro dos ventos uivantes – A luta entre amor e vingança

“O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Bronte, é um dos romances mais apaixonados e complicados de entender. O ambiente sombrio e tempestuoso nos transmite um senso de mistério. Uma história muito intensa e cativante. É uma estória sobre amor não correspondido e vingança. É um verdadeiro sustento para quem acredita no amor verdadeiro e eterno que nem a morte pode separar. O romance termina com a quase insanidade e consequente morte de Heathcliff . A obra foi adaptada diversas vezes para o cinema, a primeira em 1920 e a mais recente em 2011.

morro dos ventos uivantes

3. Anna Karenina – Uma mulher atormentada pelo amor e ciúme

“Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira”. É assim que começa o livro Anna Karenina, escrito entre 1873 e 1877. Como indica a primeira frase do livro, o enredo todo gira em torno de uma família, focando principalmente em Anna Karenina, uma mulher da aristocracia russa, casada e com um filho, que decide abandonar tudo para viver com seu amante Vronski, mas atormentada por seus próprios fantasmas oriundos do ciúme doentio, ela adoece e morre.

“Anna Karenina” retrata comumente os temas de hipocrisia, inveja, fé, fidelidade, família, casamento, sociedade, progresso, desejo carnal, paixão, e o contraste da vida no campo e a vida na cidade. A tradutora Rosemary Edmonds diz que Tolstói não moraliza explicitamente no texto, mas o deixa fluir naturalmente desde “o panorama russo de viver” e também afirma que a mensagem chave do livro é “ninguém pode construir sua felicidade sobre a dor de outro”.

anna karenina

4. Diário de uma Paixão – Um amor que transcende o esquecimento

Diário de uma Paixão, de Nicholas Sparks, conta a história de Noah, um homem idoso que está lendo uma história de amor a uma mulher num lar. Ao longo da leitura do livro o leitor se apercebe que a mulher idosa é Allie, a mulher para quem o ido está lendo o livro e que é na verdade esposa de Noah e o amor da sua vida, que sofre atualmente de Alzheimer. Allie ouve atentamente a história que o seu marido lhe conta sem saber quem ele é. Noah conta então como os dois se apaixonaram na adolescência e como resolveram casar contra a vontade da família de Allie. No final da história, apedar do Alzheimer, Allie consegue reconhecer o seu marido. Os dois terminam abraçados, acreditando que irão morrer juntos.

diário de uma paixão

5. P.S. Eu te amo – Nunca é tarde para dizer que ama alguém

Este livro conta a história de Gerry, um homem que ao descobrir que está doente prepara uma série de cartas e outras surpresas para a sua esposa Holly que se encontra devastada com a perda do marido. Com a ajuda das cartas, conselhos e presentes que o seu marido planejou para ele receber durante um ano, Holly consegue ultrapassar a dor, voltar a sorrir e descobrir um novo rumo para a sua vida, incluindo a sua verdadeira vocação profissional. Este livro mostra que o amor verdadeiro nunca morre.

PS eu te amo5 filmes incríveis para assistir acompanhado

Com a proximidade do Dias dos Namorados, que tal escolher alguns filmes bem românticos para ver juntinho?

1 – ‘Sintonia de Amor’

De Nora Ephron, com Tom Hanks e Meg Ryan.

2 – ‘Tarde Demais para Esquecer’

De Leo McCarey, com Carey Grant e Deborah Kerr.

3 – ‘A Razão do Meu Afeto’

De Nicholas Hyttner

4 – As ponte de Madison

Um filme de Clint Eastwood. Robert Kincaid (Clint Eastwood) é um fotógrafo profissional contratado pela revista National Geographic para tirar fotos das belas pontes do condado de Madison, Iowa. Perdido, ele pede informações na fazenda dos Johnsons. Francesca Johnson (Meryl Streep – indicada ao OSCAR em 1996 por este filme), é uma dona de casa, casada há quinze anos e com dois filhos adolescentes. Duas vidas unidas pelas estradas do destino. Dois mundos completamente diferentes. Tentando resistir a um inesperado romance. Robert e Francesca. Uma paixão que surge apenas uma vez na vida. Talvez, a única chance de viver um grande amor…mesmo que seja impossível durar para sempre! Está disponível na íntegra no Youtube.

5 – Cidade dos Anjos

O filme em que Nicholas Cage deixa de ser anjo para experimentar, na qualidade de um mortal, o sabor de um sorvete e do amor de Meg Ryan (qualquer coincidência com Asas do Desejo, de Win Wenders, não há de ser mera coincidência) é muito triste, mas a música do longa de 1998 emplacou na história de muitos casais.

 

FONTEVia
COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS