Se você gosta de observar o céu, reserve a noite de de 3 de janeiro no seu calendário. A chuva de meteoros Quadrântidas atingirá o seu pico nessa noite, oferecendo a primeira oportunidade de ver estrelas cadentes em 2020.

Segundo o site Mirror, esperam-se cerca de 40 meteoros por hora, o que significa que, desde que seja uma noite clara, há uma boa chance de ver uma estrela cadente.

Porém, é preciso se preparar. A Nasa explica: “a maioria das chuvas de meteoros tem um pico de dois dias, o que torna muito mais possível avistar meteoros. O pico das Quadrântidas, por outro lado, é muito mais curto — apenas algumas horas”.

COMO VER A CHUVA DE METEOROS

Olhe para o céu logo após a meia-noite e, se puder, vá para uma área com pouca poluição luminosa. A Nasa aconselha: “deite-se de costas com os pés voltados para o nordeste e olhe para cima. Em menos de 30 minutos no escuro, seus olhos se adaptarão e você começará a ver meteoros. Seja paciente — o show vai durar até o amanhecer”.

Leia também:






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.