22/04 faça seu pedido, esse mês tem ‘chuva de estrelas cadentes’

Portal Raízes

Se você gosta de observar o céu, reserve a noite do dia 22 de abril no seu calendário, pois o céu do mês de abril promete grandes vislumbres, e ainda, segundo o físico da Universidade Federal de São Carlos, Gustavo Rojas, em sua coluna mais recente publicada no site da Revista Galileu, as condições para a observação astronômica na maior parte do Brasil está ótima, por conta do clima mais seco e as noites mais longas.

Mesmo quem está em cidades grandes e bem iluminadas será capaz de notar um céu mais estrelado, e uma lua mais iluminada, não deixe de ir pelo menos até a janela dar uma espiada no céu. 

Mas se você vive mais afastado das luzes artificiais, então terá o privilégio de poder assistir a fenômenos mais sutis, como as chuva de meteoros do dia 22, em condições mais favoráveis.

A quarta-feira 22 trará a primeira chuva de meteoros intensa do ano no Hemisfério Sul. Os Lirídeos são causados pela poeira deixada pelo cometa C/1861 G1 Thatcher. Sob condições ideais, podem ser observados de 10 a 15 meteoros por hora. Olhe para o norte, na direção da estrela Vega, a partir das 0h do dia 22. O melhor horário é por volta das 4h. A Nasa aconselha que você adapte seus olhos com a escuridão, olhando para o céu, aguarde um pouco, em menos de 30 minutos no escuro, seus olhos se adaptarão e você começará a ver meteoros.

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.