“Usando uma metáfora agrícola em homenagem ao meu avô: até a terceira semana, se um pintinho romper a casca do ovo, morre. Ele não tem condições de viver no meio ambiente.  Se ele não romper no 21º dia ele morre.

Tudo que me protege me sufoca, tudo que me serviu pra vir até aqui em algum momento vai me atrapalhar. A forma mais exata para produzir um imbecil é mimando-o. O mimo é a fórmula infalível para produzir um idiota. Basta protege-lo totalmente do mundo, e ele vai chegar ao mundo como um pintinho incapaz de romper a casca.

Quem mima filhos lança uma mensagem equivocada. A mensagem de que essa criança vai encontrar em todo adulto: pai e mãe. [Mas] ela não vai encontrar pai mãe, ela vai encontrar genro, nora, chefe, síndico e sogra. E ela não está preparada pra isso. Ela está preparada para [um] pai e [uma] mãe que dizem sim e acham maravilhoso tudo que ela faz.

Cabe aos pais protegerem, alimentarem, amarem, vacinarem, impedirem predadores… Mas [também] deixar cair e esfolar o joelho; deixar ir mal na escola, se for culpa dela, e a fazer entender que cada ação corresponde a uma reação: ‘se você perdeu a prova é um problema seu’, ou dizendo, como minha mãe dizia com delicadeza pedagógica: ‘tudo que começa com eu é seu’ ‘- eu estou… é seu, não precisa nem trazer’ ‘- eu estou cansado… é um problema seu’ não me traga problemas que comecem com ‘eu’ só traga problemas que comecem com ‘nós’. O eu é um problema seu”.

Excerto da fala da professor Leandro Karnal, veja na íntegra abaixo.

 

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.