Ana Maria Braga desabafa sobre o vício que desencadeou câncer

Portal Raízes

Nós outros imaginamos que a vida de uma pessoa famosa e rica é muito boa, sem grandes problemas, pois – ao nosso ver – todas as coisas são possíveis àqueles que têm dinheiro e poder. Entretanto, o sofrimento psíquico, as doenças físicas, mentais e emocionais não fazem distinção de classe social, cor, gênero, cultura. Assim, precisamos desenvolver à empatia universal em busca de reflexões acerca da importância de priorizarmos, acima de tudo, nossa saúde mental desde à infância.

A apresentadora do programa Mais Você, Ana Maria Braga falou sobre isso, ao abrir o seu coração sobre o câncer de pulmão que ela enfrentou em 2015, cujo parecer médico lhe deu 30% de chances de sobreviver. Mas ela sobreviveu e em sua luta pela sobrevivência, revela corajosamente que o seu vício em cigarro é tão grande que até hoje, mesmo depois de saber que deveria parar de fumar para que o câncer não voltasse, suas dores psíquicas já lhe fizeram fumar mais de quarenta cigarros em uma noite.

“Faz dois meses que eu tomei a decisão de parar de fumar. Venho me preparando psicologicamente. Porque não adianta remédio, nada. E faz 15 dias que venho reduzindo o número de cigarros. A gente nunca acaba com um amor assim. Você está na cama com um cara e fala: ‘Não quero mais você! Vou-me embora e acabou!’ Não existe isso. Imagine. O cigarro tá lá, é meu companheiro, meu confidente”, declarou a famosa em entrevista à coluna de Monica Bergamo da Folha.

E continuou: “Hoje mesmo fumei muito menos do que eu costumava fumar. Vamos imaginar: eu fumava 45 cigarros. Era bastante. Dependendo do tamanho da noite. E de que vinho eu estava tomando. Aí vim diminuindo. Vou marcar hora para parar. Mas estou num processo, negociando comigo mesma”.

E infelizmente o câncer reincidiu

Durante a apresentação de seu programa, nesta segunda 27/01/20, Ana Maria Braga nos comoveu ao revelar que novamente está lutando contra o câncer de pulmão, dessa vez mais severo. Ao lado de seu fiel amigo Louro José, ela contou que foi diagnosticada no comecinho do ano e que dessa vez o câncer não é operável e nem passível de radioterapia.

“Eu tive dois pequenos cânceres de pulmão no passado. Um foi operado e outro foi tratado com radiocirurgia. Infelizmente fui diagnosticada com outro câncer de pulmão. É um adenocarcinoma. É mais agressivo e não é passível de cirurgia ou radioterapia” contou.

Ana Maria Braga está com 70 anos, dos quais 19 são à frente do programa “Mais Você” ao lado de Louro José.

Leia também:

Ana Maria Braga pede orações após anunciar câncer no pulmão novamente

“Scarlett Contra o Câncer” Uma verdadeira história sobre perseverança

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.