Quando se trata de fortalecer nossa saúde mental e encontrar a felicidade , sugestões comuns incluem adotar um hobby criativo, meditar, praticar atividades físicas e construir relacionamentos sólidos com os outros. Estudos afirmam que se dedicar ás flores também pode desempenhar um papel importante na conquista e na manutenção da felicidade e das saúdes física, mental e emocional. Desde a redução do estresse, da sensação de isolamento e do alívio dos sintomas da depressão, até o aumento do sistema imunológico e produção de serotonina (hormônio da felicidade). Você ainda tem ganhos nas funções cognitivas, na memória visual, no aumento da autoestima e na prática da paciência.

Aqui estão seis razões, apoiadas pela ciência, para você se ocupar de uma flor (ou dezenas).

Margarida

A margarida representa a pureza, o amor inocente, a juventude e a sensibilidade. Também transmite jovialidade e alegria, e é o símbolo da bondade e do afeto. As coloridas lembram brincadeira de criança e costuma alegrar o ambiente, trazendo bom humor.

Rosa

De um modo geral, a rosa simboliza o amor. Mas dependendo da cor, cada flor pode assumir um significado diferente. A rosa vermelha tem relação com a paixão e a intensidade do amor. Quando é cor de rosa, a flor representa afeto, carinho e gratidão. Já a rosa branca diz respeito à pureza, a rosa amarela à amizade e a rosa champanhe ao respeito.

Orquídea

As orquídeas simbolizam beleza, luxo, força e amor. Essas flores são elegantes e, por serem exóticas, evocam um sentido de refinamento. Também representam a beleza rara e a delicadeza, encantando quem as recebe. E poucas são as flores que realmente expressam esse sentimento.

Girassol

O girassol representa a glória, a paixão e a dignidade. Esta flor também sugere a busca pelo autoconhecimento, auto pertencimento, mantendo sempre a alegria, a integridade e o respeito. Uma coisa muito bonita entre os girassóis, é que na ausência da luz, eles se viram uns para os outros, como se pudessem captar e transmitir a energia interior.

Lírio

A mensagem que essa flor traz é de doçura, inocência, pureza e nobreza. Por isso, é bastante usada em casamentos. O lírio branco é o símbolo ideal de majestade, pureza de espírito. O lírio do vale representa humildade e amor às causas sociais. O lírio laranja traduz sentimentos de atração, admiração e amor renovado. O lírio lilás ou roxo: representa o matrimônio, a maternidade, a pureza e os sentimentos positivos.

Flor de lótus

No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual. A flor de Lótus fechada ou em botão é um simbolismo das infinitas possibilidades do ser humano, enquanto que a flor de lótus aberta representa a criação do Universo.

  • Lótus Azul: remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada.
  • Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente, estado de pureza total e natureza imaculada. Normalmente é representada com 8 pétalas.
  • Lótus Vermelha: revela a candura e natureza original do coração. Esta flor corresponde às qualidades do coração, como o amor, paixão e compaixão. É também conhecida como a flor do Buda da Compaixão.
  • Lótus Rosa: apesar de muitas vezes ser confundida com a flor de lótus branca, a lótus rosa é a mais importante e especial de todas as lótus.

Da redação de Portal Raízes. Organizado a partir dos saberes da hortoterapia e jardinagem para a saúde mental. As informações contidas neste artigo são apenas para fins informativos. Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos, e não se esqueça de comentar. Pois isto contribui para que continuemos trazendo conteúdos incríveis para você. Siga o Portal Raízes também no FacebookYoutube e Instagram.

RECOMENDAMOS






Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.