‘Frankenstein’, a incrível árvore que produz 40 tipos de fruta

Portal Raízes

A Árvore de 40 frutos é uma única árvore que produz quarenta tipos diferentes de frutas com caroço, incluindo pêssegos, ameixas, damascos, nectarinas, cerejas e amêndoas. Criada através do processo de enxertia, a árvore tem tons variados de rosa, carmesim e branco na primavera, e no verão dá uma infinidade de frutos, sendo uma forma de conservação, preservando variedades de frutas de caroço que não são produzidas comercialmente ou dificilmente estão disponíveis.

Essa árvore incrível que parece ter saído de um conto de fadas foi criada pelo artista contemporâneo Sam Van Aken.

“Eu criei a árvore de 40 frutos através do processo de enxertia, coleto cortes de galhos no inverno, armazeno, e depois os enxerto nas extremidades dos galhos na primavera”.

A diversidade da árvore é visível também em suas folhas, cada espécie leva suas características, deixando qualquer pessoa em encantamento e surpresa ao cruzar com ela.

O artista afirma só querer contribuir com o meio ambiente e salvar muitas plantas que estão em perigo de extinção e com esta árvore muitas delas seriam salvas.

Van Aken trabalha além dos modos tradicionais de fazer arte, cruzando gêneros e disciplinas artísticas para desenvolver novas perspectivas em temas como comunicação, botânica, agricultura, climatologia e o impacto cada vez maior da tecnologia.

O objetivo final de Van Aken é colocar pequenos pomares urbanos repletos dessas árvores em todo o planeta, algo que possa aumentar a diversidade de frutas em geral, bem como cumprir seu outro desejo de divulgar sua arte globalmente e que todos que encontrarem com uma dessas árvores faça perguntas sobre sua origem.

Pomar público em Governors Island, de 50 árvores frutíferas híbridas. Cada árvore conta com múltiplas variedades de pêssegos, ameixas, damascos, nectarinas, cerejas e maçãs que se originaram ou foram historicamente cultivadas na região da cidade de Nova York nos últimos 400 anos

No vídeo abaixo (em inglês) é possível conferir como é feito o processo de criação da árvore, que leva 4 anos para saber se deu certo e até 9 anos para ficar em um bom tamanho.

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram e Youtube.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.