2009 Brian Judd This 2009 photograph captured a sneeze in progress, revealing the plume of salivary droplets as they are expelled in a large cone-shaped array from this man’s open mouth, thereby, dramatically illustrating the reason one needs to cover hios/her mouth when coughing, or sneezing, in order to protect others from germ exposure. How Germs Spread

Illnesses like the flu (influenza) and colds are caused by viruses that infect the nose, throat, and lungs. The flu and colds usually spread from person to person when an infected person coughs or sneezes.

How to Help Stop the Spread of Germs

Take care to:

- Cover your mouth and nose when you sneeze or cough

- Clean your hands often

- Avoid touching your eyes, nose or mouth

- Stay home when you are sick and check with a health care provider when needed

- Practice other good health habits.

Nossa triste sina em conviver com narcisistas que ignoram o distanciamento social

Thálitha Miranda

Hoje em dia, tarefas simples tornaram-se complicadas. Máscaras faciais, luvas e frascos de desinfetante para as mãos enchem os bolsos dos nossos casacos ou revestem as prateleiras do armário. Qualquer desconforto causado por esses novos acessórios ​​é mínimo em comparação com a contaminação ou disseminação do coronavírus.

Com todas as informações e avisos sobre a prevenção da disseminação de COVID-19, por que algumas pessoas ainda ignoram descaradamente as recomendações dos órgãos de saúde?

O narcisista em sua comunidade

Recentemente, eu estava lutando para ler minha lista de compras enquanto empurrava um carrinho em uma mercearia lotada. A máscara que cobria meu nariz e boca estava quente e coçava, meus óculos embaçaram e eu estava tentando o meu melhor para praticar o distanciamento social nos corredores estreitos que estavam apinhados de compradores ansiosos.

Foi quando vi um narcisista clássico vindo no meio da multidão. Sem cobrir o nariz ou a boca, esbarrando sem pensar em outros clientes e se movendo entre as pessoas enquanto berrava em seu telefone celular:

“Não, não quero ver esse filme… Al Pacino é muito velho, é deprimente. Falaremos sobre isso esta noite… Todos virão por volta das sete. O que quer que você tenha comprado para mim, espero que não tenha embrulhado naquele papel chamativo de que você tanto gosta”.

Isso mesmo, ele não só estava ignorando todas as recomendações de saúde, como também estava se dando uma festa de aniversário.

O pensamento comunitário é impossível para os narcisistas

O coronavírus se espalha rapidamente e, dependendo da sua idade e saúde, pode ser mortal. Para proteger os mais vulneráveis, todos nós tivemos que nos ajustar às novas normas sociais. Mudamos nossos horários, adaptamos nossos comportamentos, ajustamos nosso estilo de vida. Ao pensar em comunidade, protegemos a nós mesmos e aos outros do COVID-19.

Os narcisistas nunca pensam em comunidade. Eles carecem de empatia, têm uma visão onipotente de si mesmos e gostam de acreditar que estão isentos das normas sociais. É alguma surpresa que eles ignorem as recomendações de órgãos de saúde?

Os narcisistas são emocionalmente imaturos

Não importa o quão inteligentes sejam, os narcisistas permanecem emocionalmente imaturos. Como crianças ou adolescentes, eles acham difícil colocar as necessidades dos outros antes das suas. Não importa quantas vezes você tente educá-los sobre o poder da empatia ou do altruísmo, essas lições nunca duram. O narcisismo é uma zona “livre de discernimento”. Um terapeuta que trabalhou com narcisistas dirá a você quão pouco progresso eles fazem para ajudá-los a formar relacionamentos saudáveis.

Mas os narcisistas nem sempre são fáceis de detectar. Eles podem ser muito divertidos. Eles podem ser charmosos, ter senso de humor e ser muito divertidos. Na verdade, muitas celebridades, pessoas na política e líderes empresariais muito bem-sucedidos provavelmente atendem aos critérios para transtorno de personalidade narcisista. Então qual é o problema?

Você não quer ter um narcisista como amigo próximo, parente ou chefe. É mais provável que eles o abandonem quando você precisar, se voltem contra você quando você os questiona ou duvida e o ignoram quando você está ferido. Quando um narcisista não é o centro das atenções, seu caloroso brilho de amizade desaparece rapidamente.

O teste do narcisista

Depois de passar um tempo com alguém que você suspeita ser um narcisista, pergunte-se:

  • Eles estão drenando minha energia e me deixando com uma sensação de cansaço emocional?
  • Eles são egocêntricos, buscando constantemente elogios e atenção?
  • Eles estão distorcendo os fatos para alimentar sua grandiosidade?
  • Eles estão obcecados com sua imagem?
  • Eles só estão interessados ​​em mim porque querem algo?

Se você respondeu sim a três ou mais dessas perguntas, é provável que esteja lidando com um narcisista. Os narcisistas podem ser mais do que apenas irritantes; na era do coronavírus, eles também podem ser perigosos para a saúde.

Texto de Sean Grover, LCSW, psicoterapeuta – traduzido e adaptado por Thálitha Miranda, para Portal Raízes via Psychology Today.

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram Youtube.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Thálitha Miranda
Thálitha Miranda, 22, libriana, co-produtora do Portal Raízes