Partly Cloudy: em cada criança difícil há uma emoção que ela precisa expressar

Portal Raízes

Partly Cloudy (Parcialmente Nublado) é um curta da Pixar, onde as cegonhas são encarregadas de levar os bebês para suas respectivas famílias. Elas buscam os recém nascidos no céu, onde as nuvens trabalham “esculpindo bebês”. Gus é uma nuvem cinzenta e insegura que cria bebês indisciplinados: crocodilos, porcos-espinhos, carneiros e muito mais. Suas criações são entregues pelo seu parceiro Peck, que é uma cegonha. Mas as criações de Gus vão ficando cada vez mais indisciplinadas e Peck não sabe mais como lidar com isso.

Em Partly Cloudy não é só a beleza estética das imagens que nos encanta e nos leva à reflexão, também é rico em valores psicossociais dos quais não podemos ficar indiferentes. Um mundo onde as nuvens são as produtoras de vidas, umas criam bebês adoráveis e outras, seres ameaçadores. Contudo, todas têm a beleza da vida, e todas elas merecem o melhor.

Pensando nisso, conduzimos nossa reflexão as realidades que implicam em educar uma criança para ser um membro produtivo da sociedade. Às vezes, e sem saber muito bem por que, elas vem com seus “espinhos” peculiares, com suas “descargas elétricas”. Entretanto, em cada criança “difícil”, há uma emoção que ela não consegue expressar,  há um ser que precisa ser ouvido, compreendido, amado e acima de tudo respeitado e aceitado tal qual ele é.  Além disso, o curta também nos ensina a não desistir, a buscar meios de fazer melhor o nosso trabalho, nos ensina empatia, trabalho em equipe e o valor da amizade.  Confira:

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.