Pediatras alertam: Crianças menores de 2 anos não devem usar máscara contra Covid-19

Portal Raízes

O uso de máscaras de proteção passa a ser obrigatório a partir do dia 30/04.
Decreto do Executivo prevê sanções, detenção e multa a partir de R$ 2 mil a quem desobedecer a medida preventiva contra o novo coronavírus. A obrigatoriedade do uso passa a valer em todos as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço. A recomendação é pelo uso das máscaras caseiras, conforme as orientações do Ministério da Saúde.

E as crianças pequenas? Elas também devem usar máscara?

Crianças menores de 2 anos não devem usar máscara contra covid-19. Essa orientação vem da Academia Americana de Pediatria, uma das autoridades mundiais na área da saúde infantil. O motivo é bem simples. Como os pequenos possuem vias aéreas mais estreitas, a máscara pode dificultar a respiração, inclusive causando sufocamento.

Além do mais, as crianças vão ficar tocando na máscara o tempo todo, ao mesmo tempo em que tocam em outras superfícies que podem estar contaminadas. Portanto, não faz sentido usá-la. Quanto às crianças com mais de 2 anos de idade, a máscara até pode ser usada, mas apenas em ocasiões de necessidade, como quando não tiver hipótese e a criança precisar acompanhar o adulto em um estabelecimento fora de casa. É preciso orientar para que o pequeno não toque na máscara enquanto a estiver usando.

E as crianças com necessidades especiais de saúde?

As crianças consideradas de alto risco ou severamente imunocomprometidas são incentivadas a usar uma máscara N95 para proteção. As famílias de crianças com maior risco, são incentivadas a usar uma máscara cirúrgica padrão se estiverem doentes, para impedir a propagação da doença à outras pessoas.

Crianças com deficiências cognitivas ou respiratórias graves podem ter dificuldade em tolerar uma cobertura de pano. Para essas crianças, podem ser necessárias precauções especiais indicadas pelos seus médicos.

Como proteger as crianças pequenas do coronavírus?

Crianças, mesmo as pequenas, com exceção dos bebês,  compreendem o que está acontecendo se você explicar para ela. Há formas didáticas de falar com a criança sobre o coronavírus.

Para crianças menores de 3 anos, é melhor responder às perguntas simplesmente no idioma que elas entenderem. Se perguntarem por que as pessoas estão usando coberturas de rosto de pano, explique que às vezes as pessoas as usam quando estão doentes e, quando estão melhores, deixam de usá-las.

Para crianças acima de 3 anos, tente se concentrar em germes. Explique que os germes são especiais para o seu próprio corpo. Alguns germes são bons e outros são ruins. Os maus podem deixá-lo doente. Como nem sempre podemos dizer quais são boas ou ruins, as máscaras ajudam a manter esses germes longe do seu corpo.

Para as ajudar as crianças maiores de 3 anos a usarem máscaras, veja estas dicas:

  • Se olhe no espelho usando a máscara no rosto e fale sobre isso com a criança.
  • Coloque a máscara no bichinho de pelúcia favorito.
  • Decore-as para que pareçam divertidas.
  • Mostre ao seu filho fotos de outras crianças usando máscaras.
  • Desenhe o personagem favorito da criança, usando uma máscara.
  • Pratique o uso em casa para ajudar a criança a se acostumar.

Um dos maiores desafios da crianças usarem máscaras, é elas “sentirem-se diferentes” ou estereotipá-las como doentes. A medida que adultos em sua volta, usam máscaras, as crianças se acostumam e não se sentem incomodadas ou estranhas ao usá-las.

Mas de um modo geral, a orientação é a mesma que para os adultos: mantenha a criança em casa o máximo de tempo possível. Quando sair com ela para um passeio rápido, levando-a para caminhar e brincar, mantenha o distanciamento social.

Quando voltar para casa, as mãos devem ser muito bem lavadas, bem como as roupas e sapatos devem ser trocados. Mesmo indo a um parquinho ou saindo para uma caminhada, se mantiver o distanciamento social de ao menos 2 metros, não é preciso colocar máscara nos pequenos.

Aviso importante: as máscaras de nível profissional, como as N-95, devem ser reservadas para profissionais médicos nas linhas de frente ao combate da Covid-19. Pois estes estão mais expostos ao coronavírus. Veja aqui, como fazer sua máscara caseira.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.