A educação se dá o tempo todo, o que cessou foi só a escolarização e provisoriamente

Portal Raízes

Um dos educadores e filósofos mais conceituados da contemporaneidade, professor Mario Sergio Cortella, faz nesta síntese uma importante reflexão acerca da educação x escolarização, durante o período de pandemia. Nós do Portal Raízes fizemos um resumo das assertivas principais:

Cortella explica que não podemos misturar o conceito de educação com o conceito de escolarização. Porque educação é um processo que não cessa nunca, o que cessou nesse tempo de afastamento, de quarentena, foi somente a escolarização no sentido usual, presencial. A educação se dá o tempo todo. Ele assegura que os professores e as professoras (por causa das exigências da pandemia) passaram a ter uma experiência de trabalho 4 vezes mais desafiadora e que precisaram se reinventar para isso.

Cortella diz ainda que a escola é uma experiência de encontro, de convivências e não pode ser jamais substituída por uma educação à distância. E esse tipo de educação no contexto atual é apenas emergencial. Em suma, o mestre, enfatizou que no pós pandemia a educação, seja á distância ou presencial, precisará passar um processo transformador que possa dar prioridade à inclusão de pessoas que não tiveram e não têm acesso aos meios virtuais de ensino-aprendizagem. Confira o vídeo na íntegra.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.