“Tivemos que fazer terapia de casal muitas vezes”, diz Michelle Obama

Portal Raízes

Michelle e o ex-presidente Barack Obama estão juntos há mais de 26 anos e têm duas filhas. São quase três décadas de um casamento que superou provações e holofotes. O casal Obama é inspiração para muitos que buscam um relacionamento saudável. E Michelle afirma que mesmo relacionamentos saudáveis também têm momentos difíceis de superar e eles também, muitas vezes, precisam de ajuda profissional.

O Portal Raízes extraiu de várias fontes (vide rodapé) excertos de entrevistas onde Michelle Obama fala de seu relacionamento. Confira:

Durante o Essence Festival 2019, a ex-primeira-dama dos EUA Michelle Obama deu alguns conselhos sobre namoro e casamento:

“O casamento é uma escolha que você faz todos os dias. Você não faz isso porque é fácil. Você faz isso porque acredita nisso. Você acredita na outra pessoa. E senhoras e senhores, é por isso que é tão importante casar com alguém que você respeita. É importante casar com alguém que é igual a você, casar e estar com alguém que quer que você ganhe o quanto você quer que eles ganhem”.

Relacionamento é feito de duas pessoas, as duas contribuem para o sucesso ou para o fracasso

“Meu marido é meu companheiro de equipe. Se vamos ganhar este jogo juntos, ele tem que ser forte e ele tem que estar bem comigo sendo forte. Eu não quero um jogador fraco no meu time, nem ele. Mas, às vezes, nós nos sentimos fracos porque parece fácil. E seja cauteloso com o homem ou a mulher que quer apenas a pessoa fácil”.

As mulheres precisam aprender a se colocarem em primeiro lugar

“Somos as primeiras a cuidar de nossos amigos, familiares, colegas de trabalho, mas somos as últimas em nossa própria lista. A boa notícia é que podemos fazer uma mudança. Eu vi isso em minha própria vida. E isso começa com todas nós como mulheres, pesquisando em nós mesmos e em nossas histórias – e compartilhando o que aprendemos umas com as outros. Então, eu quero ouvir de você! O que você faz para se tornar mais prioritária?”.

Terapia de casais é um caminho onde aprendemos a falar sobre nossas diferenças

Durante entrevista no programa de televisão matinal Good Morning America e também durante a divulgação de seu livro, “Minha História” (“Becoming”), que foi lançado mundialmente no dia 13 de novembro de 2018, Michelle afirmou ter recorrido a aconselhamento matrimonial “um punhado de vezes”:

“Aconselhamento matrimonial, para nós, era um daqueles caminhos com os quais aprendemos a falar sobre nossas diferenças. Eu conheço muitos casais jovens que sofrem e pensam que, de alguma maneira, há algo errado com eles. Quero que eles saibam que nós trabalhamos o nosso casamento e procuramos ajuda profissional com o nosso casamento quando precisamos. Momentos de dificuldades no relacionamento são oportunidades para conhecermos melhor a nós mesmos. O que eu aprendi sobre mim, foi que a minha felicidade dependia de mim e passei a me exercitar mais, comecei a pedir ajuda, não apenas dele [Barack], mas também de outras pessoas. E assim parei de me sentir culpada por tudo que não estava dando muito certo”.

Fontes pesquisadas:Marie Claire; Folha São Paulo; Uol; GMA

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.