Uma caminhada rápida pode prevenir morte prematura causada pela insônia

Portal Raízes

Fazer uma caminhada rápida por duas horas e meia por semana pode prevenir uma morte prematura causada por falta de sono, é que sugere uma nova pesquisa.

Um estudo com 380.055 pessoas com mais de 11 anos, publicado no British Journal of Sports Medicine descobriu que a caminhada rápida, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), ajudou a prevenir derrames, doenças cardíacas e câncer. A pesquisa sugeriu que duas horas e meia de caminhada, ou uma hora e 15 minutos de corrida por semana, “eliminaram a maioria das associações deletérias” de sono insatisfatório e o risco de morte prematura.

Ele indicou que as pessoas que faziam poucos exercícios e dormiam mal tinham 57% mais chances de morrer prematuramente em comparação com aquelas que se exercitavam muito e, como resultado, dormiam melhor.

Eles também tinham um risco 67% maior de desenvolver doenças cardiovasculares e uma chance 45% maior de serem diagnosticados com câncer. Das 380.055 pessoas – com idade média de 65 anos – usadas no estudo – 15.503 morreram no final.

Cerca de 4.095 morreram de doenças cardiovasculares, 9.064 de câncer, 1.932 de doença coronariana, 359 de hemorragia cerebral e 450 de derrame relacionado a um coágulo sanguíneo.

Os pesquisadores, que trabalham na University College London (UCL) e na University of Sydney, comentaram: “Nossos resultados apóiam o valor das intervenções para almejar simultaneamente (atividade física) e dormir para melhorar a saúde”.

Da redação de Portal Raízes. As informações contidas neste artigo são apenas para fins educacionais e informativos e não têm como objetivo aconselhamento médico ou de saúde. Sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde qualificado a respeito de qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica ou objetivos de saúde. Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos, e não se esqueça de comentar. Pois isto contribui para que continuemos trazendo conteúdos incríveis para você. Siga o Portal Raízes também no FacebookYoutube e Instagram.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.