40 anos, Hipertensão e os riscos do AVC como do ator Tom Veiga

Portal Raízes

As causas do AVC em pessoas mais jovens tendem a ser diferentes dos fatores de risco em pessoas com mais de 65 anos, mas desenvolver hábitos de vida saudáveis ​​enquanto você é jovem pode ajudar a reduzir o risco de AVC em qualquer idade.

O ator Tom Veiga, 47, intérprete do Louro José, morreu no domingo (1º) devido a um AVC hemorrágico fatal. Ele foi encontrado por um amigo em casa. O acidente vascular cerebral ocorre quando um vaso sanguíneo do cérebro fica bloqueado por um coágulo (AVC isquêmico) ou se rompe e sangra (AVC hemorrágico).

Para a maioria dos jovens, uma chance de ter um derrame parece impossível – mas não existe isso de ser jovem demais para um derrame. É verdade que o risco de AVC aumenta com a idade, mas o AVC em jovens – mesmo em bebês, crianças e adolescentes – acontece. Na verdade, entre 10 e 15 por cento dos acidentes vasculares cerebrais ocorrem em pessoas com idades entre 18 e 50, de acordo com um estudo publicado em fevereiro de 2020 na revista Stroke. Em geral, a maioria dos especialistas consideram que os jovens com AVC são menores de 45 anos.

Os fatores que contribuem para o AVC

Cerca de 1 em cada 4 pessoas tem pequenos orifícios nos dois átrios do coração, que estão presentes no nascimento, mas normalmente não são rastreados, então a maioria das pessoas não sabe que têm. As informações são do neurologista e diretor médico do Comprehensive Stroke Center na Cleveland Clinic em Ohio, Andrew Russman.

Até 25% dos derrames em pessoas com menos de 45 anos são causados ​​por dissecção de um vaso sanguíneo no pescoço. De acordo com Russman, isso pode ocorrer por uma série de razões, incluindo trauma relacionado a esportes, embora a maioria das dissecções ocorra espontaneamente sem trauma. Os vasos sanguíneos são compostos por três camadas: uma fina camada interna de células, uma camada muscular e uma camada fibrosa. A fina camada superficial pode rasgar e o sangue pode entrar na parede do vaso. Isso causa o estreitamento dos vasos sanguíneos e pode ser a causa do derrame.

Sintomas de uma dissecção arterial podem incluir o seguinte:

  • Dor de cabeça
  • Dor no pescoço e no rosto, especialmente dor ao redor dos olhos
  • Visão dupla ou pálpebra caída
  • Uma diminuição repentina no sentido do paladar
  • Distúrbios de coagulação: algumas condições, incluindo a doença das células falciformes, fazem com que o sangue forme aglomerados que podem se transformar em coágulos e causar derrames em jovens. “Muitas vezes, um derrame pode ser a primeira indicação de que eles tinham um distúrbio de coagulação”, afirma Andrew Russman
  • Abuso de substâncias Especificamente, fazer cocaína contrai os vasos sanguíneos enquanto aumenta a aglomeração de células sanguíneas que causa a coagulação, explica Russman, que é como a droga contribui para o derrame em jovens. Evitar o uso de drogas e o consumo excessivo de álcool reduzirá o risco de ter um derrame em qualquer idade.

Como prevenir um AVC

Evitando o uso de álcool, cigarros, drogas; comendo alimentos saudáveis, frescos e não processados e não beber bebidas açucaradas, estão todos associados a uma menor chance de desenvolver doenças cardiovasculares. Mas, de acordo com Russman, a modificação dietética mais importante a se levar em consideração é limitar a ingestão de sal. “Se você tem predisposição à hipertensão e ingere muito sal, terá dificuldade em controlar a hipertensão, que é a principal causa de derrame”, diz Andrew Russman.

Da redação de Portal Raízes.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.