Depressão não é pecado, não é frescura, é doença e mata

Portal Raízes

No último domingo (28/04/19), o filho do apóstolo Cesar do Ministério Internacional da Restauração (MIR), que morava com a família em Ajuricaba, Rio Grande do Sul, cometeu suicídio. Em uma gravação, o pastor, que estava bastante emocionado, disse que é preciso ficar alerta à situações que podem levar os jovens a tirarem a própria vida.

O pai conta que encontrou o filho morto. “Infelizmente encontrei meu filho pendurado em minha faixa de jiu-jitsu, às 7 horas da manhã”, contou. O pastor disse que gravou sobre o assunto como um alerta a todos, principalmente aos jovens:

“Vocês precisam se abrir com os pais de vocês, precisam pedir perdão, liberar perdão, vocês precisam pedir socorro”, disse o pastor. Para ele é importante que as pessoas não deixem “a depressão ou qualquer outro tipo de problema” tomar conta da vida da pessoa, mas que elas procurem pela ajuda de seus familiares:

“Vocês têm pai, vocês têm mãe, tios, tias… E quando um amigo mandar mensagem para vocês, alertem os pais dele”, disse o pastor quando começou a chorar e, continuou: “Se vocês tivessem me alertado, meu filho estaria aqui comigo hoje, não teria acontecido o que aconteceu”.

O pastor finaliza dizendo: “Meu filho se foi, mas vocês estão ouvindo a minha voz. Espero que nenhum de vocês faça isso, se abram, abram o coração de vocês, deixe Deus trabalhar na vida de vocês. Deus abençoe a todos!”

Depressão não é pecado, não frescura, é doença e mata

A psicóloga cristã Marisa Lobo, diz que é preciso entender que “depressão não é frescura, é doença. Não é pecado. Depressão mata, e a ignorância, o fanatismo também”.

Marisa diz que “precisamos falar sobre depressão e suicídio, nas igrejas, de forma acolhedora e não julgadora. Hoje foi o filho do querido pastor Cesar, amanhã pode ser um ente querido seu.  A depressão afeta o ser humano em quatro dimensões (biológica, psicológica, social e espiritual), ou seja, tem que ser tratada como doença, transtorno psiquiátrico. Quem tira sua vida, está em crise incontrolável de ‘desespero mental’, é algo químico no cérebro, precisa de ajuda de médico, remédios, psicólogo e espiritual”, explica. (Com informações do site Guiame)

Leia mais:

 

 

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.