Mais de um bilhão de animais terão morrido em incêndios na Austrália

Portal Raízes

Ultrapassa um bilhão o número de animais mortos por conta dos incêndios avassaladores que castigam a Austrália desde novembro do ano passado. A estimativa é de especialistas da universidade de Sydney. Mais de 20 pessoas já morreram, milhares de casas foram destruídas e uma área gigantesca foi queimada. Para piorar, o verão australiano está longe do fim, sem previsões de chuvas.

Ao Huffington Post, o ecologista da instituição de pesquisa Chris Dickman disse que a estimativa anterior, de quase meio bilhão, era “conservadora” e abrangia apenas Nova Gales do Sul (NSW), onde os incêndios começaram há três meses.

O fogo já avançou pelo estado vizinho de Victoria, o que causou um agravamento da crise. O professor Dickman disse que a grave situação e a falta de dados populacionais abrangentes sobre vários grupos de animais selvagens os fazem crer que o número original, de mais de 480 milhões de mortes na fauna, mais que dobrou.

“O número original era baseado em mamíferos, pássaros e répteis para os quais temos densidades, e esse número agora está um pouco desatualizado. São mais de 800 milhões, dada a extensão dos incêndios agora, apenas em Nova Gales do Sul”, explicou o especialista ao Huffington Post.

Extinção de espécies

O temor é que espécies inteiras possam ser extintas por conta das chamas, que já invadiram o Parque Nacional Alpino, de Victoria, e ao Parque Nacional Kosciuszko, de Nova Gales do Sul – lar de espécies criticamente ameaçadas.

A crise dos incêndios matou ao menos 25 pessoas, destruiu mais de 2 mil casas e incendiou grandes áreas em todo o país.

Na semana passada, chamas incendiaram o ponto turístico Kangaroo Island, matando marsupiais conhecidos como dunnarts, e cacatuas negras brilhantes, que os ecologistas temem que agora possam estar extintas.

Os coalas foram declarados “extintos funcionalmente” por terem perdido um terço de seu habitat principal em Nova Gales do Sul. Metade da população saudável perdeu a vida.

Pouca chuva

O início da semana trouxe uma breve pausa para os incêndios mortais, quando a chuva e as temperaturas mais baixas se aproximaram. No entanto, o Corpo de Bombeiros Rural alertou que o clima úmido não apagaria os maiores e mais perigosos incêndios.

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, anunciou a destinação de US $ 2 bilhões para ajudar nos esforços de equipes de resgate e voluntários que ajudam no controle do fogo.

Fonte: Metropoles

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.