Um asteroide está se aproximando da Terra e passará próximo ao planeta no dia 26/01/23, informam astrônomos internacionais. Segundo o responsável pelo Virtual Telescope Project, o astrofísico italiano Gianluca Masi, o astro “passará a menos de 10 mil quilômetros do centro do nosso planeta” – mais precisamente, a 9.877kms.

Com isso, o chamado 2023 BU será o terceiro a passar próximo do nosso planeta – a uma distância menor do que a entre a Terra e a Lua.  Só neste ano é o quarto mais próximo já registrado.

O pico de aproximação deve ocorrer às 19h17 (horário de Brasília) com uma variação de duas horas para mais ou para menos. Cientistas da NASA irão aproveitar a aproximação para observar e aprender mais sobre os asteroides.

Para isso, eles usarão um sistema de radares de ondas que registrará, em imagens, a passagem do corpo celeste e suas informações. Segundo Don Yeomans, um dos diretores da agência espacial: “os asteroides futuramente trarão recursos valiosos para humanidade, como água e minérios”.

Como assistir

O poderá ser visto no Brasil, mas não a olho nu, poderá ser observado com telescópios amadores, ou ao vivo nesta quinta-feira, dia 26/01, pelo Virtual Telescope Project (Projeto Telescópio Virtual) neste link, a partir das 16h15, horário de Brasília.

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.