As 5 Profissões mais procuradas em 2020

Avatar

O ano de 2020 foi uma verdadeira revolução em todos os aspectos! A pandemia de Covid-19 veio alterar a forma como todos nós vivemos, e desestabilizou por completo o mundo dos negócios. Se houve profissões que passaram um mau bocado, outras viram na pandemia uma oportunidade! E é isso que vamos ver aqui hoje!

É certo que a pandemia “empurrou” muitas pessoas para casa, e isso não favoreceu, em nada, o mercado global. No entanto, também podemos assistir a uma crescente procura de alguns profissionais, muito para “combater” esse isolamento social e trazer lucros para as empresas novamente.

Vamos dar uma olhada em quais são? Venha conosco!

5 profissões que estão em alta em 2020

A pandemia de Covid-19 marcou, de fato, o ano de 2020! O pânico geral fez com que muitos negócios perdessem todos os seus clientes por um período de tempo alargado, e ainda hoje, com o mundo tentando voltar à normalidade, vemos que existe receio por parte da população em andar em grandes centros, nos comércios, em feiras (e com toda a razão!).

Foi esse cenário dantesco que levou muitos negócios a fecharem portas, e outros passando por um mau bocado.

Por isso, as empresas começaram a olhar para determinados profissionais como a “salvação” do patrimônio.

De acordo com o Guia das Profissões, as áreas que tiveram mais procura foram as de Recursos Humanos, Vendas, Contabilidade, Internet e Marketing. Podemos perceber o motivo facilmente.

As empresas procuraram aumentar os seus lucros, ao mesmo tempo que controlar os seus gastos e potenciar os seus investimentos. Nesse sentido, todas essas áreas são importantes. Se a Contabilidade controla os gastos e cuida dos investimentos, os departamentos de vendas, marketing, internet e recursos humanos trabalham para aumentar os lucros.

Vamos dar uma olhada a essas profissões mais de perto!

Diretor Comercial

O diretor comercial (Chief Sales Officer, CSO) é o chefe do departamento de vendas. É ele quem define a estratégia comercial da empresa e é responsável por coordenar as equipes de vendas.

A pandemia de Covid-19 fez uma quebra tremenda nas vendas e, por isso, os diretores comerciais foram peças-chave para tentar alavancar novamente as vendas. Como são profissionais com conhecimentos de mercado muito grandes, eles conseguem definir uma estratégia para que a empresa consiga ter melhores resultados.

Diretor de Recursos Humanos

O diretor de recursos humanos é a pessoa que lidera as equipes de trabalho. Ele sabe o que cada um dos trabalhadores pode dar à empresa, e otimiza o seu desempenho. Então, num momento como esse, no qual cada pormenor faz a diferença, as empresas têm recrutado estes profissionais para melhorar a eficiência dos seus colaboradores.

A verdade é que muitas empresas não conseguem tirar todo o proveito das pessoas que têm trabalhando para elas. Às vezes, basta trocar uma pessoa de posto para aumentar o seu rendimento.

O diretor de recursos humanos é a pessoa certa para fazer com que todos os trabalhadores consigam ser “aproveitados” ao máximo. Ele sabe os pontos fortes e fracos de cada um, e é ele que contrata, despede e promove funcionários.

Então, quando pensamos em aumentar o lucro da empresa, não podemos negar a importância desse profissional.

Contabilista

Os contabilistas são os profissionais responsáveis por manter as finanças da empresa em ordem. Eles fazem análises constantes das finanças das empresas, assim como classificações contábeis e financeiras.

Ter um contabilista na empresa faz com que haja um maior controle e planejamento financeiro e, consequentemente, a saúde financeira da empresa estará melhor.

A pandemia de Covid-19 deixou muitas empresas em uma situação muito complicada. E mesmo aquelas que ainda estão relativamente bem, sabem que irão enfrentar grandes desafios nos próximos tempos.

Por isso, os contabilistas são dos profissionais mais procurados esse ano. Não só porque eles são capazes de ter um controle e planejamento financeiro e contábil, mas também podem ajudar a recuperar a saúde financeira, aconselhando sobre controle de gastos, melhores investimentos, entre outros aspectos financeiros e contábeis.

Especialista em Segurança da Informação

O especialista em segurança da informação é um profissional que trabalha com foco no mundo digital. É ele que assegura que todos os dados virtuais da empresa estão seguros e livres de ataques de hackers.

Como esse ano houve um aumento de empresas com presença online, era previsível que um dos profissionais mais procurados fosse, precisamente, o especialista e analista de segurança da informação.

Já temos vindo a assistir a uma presença cada vez mais forte das empresas no mundo digital. É fácil perceber o motivo. Um negócio aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, sem limite de fronteiras geográficas!

Mas a internet não são só rosas. Existem pessoas mal-intencionadas que tentam, a todo o custo, acessar às informações confidenciais das empresas para obterem daí dividendos.

Ora, é o especialista em segurança da informação que salvaguarda essas informações virtuais. Sendo assim, podemos entender perfeitamente que ele esteja numa das cinco profissões mais procuradas em 2020!

Marketing

A última das profissões é o Profissional de Marketing, ou Marketer. As empresas estão buscando novos clientes a todo o custo, especialmente na internet. Por isso, muitas optam por contratar profissionais de marketing, especialmente marketing digital, para conseguir chegar a mais pessoas e captar novos clientes.

Da mesma forma que a pandemia de Covid-19 tirou clientes das lojas físicas, também veio trazer a oportunidade de alargar horizontes e buscar novos consumidores no mundo digital.

Como vimos, o mundo não parou! Não é a pandemia de Covid-19 que vai fazer com que o mundo termine, e as empresas têm de se adaptar a esses novos tempos. Investir nos profissionais certos pode, sim, fazer toda a diferença!

E se você está buscando uma profissão, saiba que essas 5 profissões são muito valorizadas e foram muito procuradas esse ano!

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS