Greta Thunberg
Greta Thunberg

“Como vocês ousam destruir os nossos sonhos?” – diz, Greta Thunberg em discurso sobre o clima

Portal Raízes

A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, e outros 15 jovens ativistas de diversos países apresentaram uma queixa na ONU contra cinco países – entre eles, o Brasil – por não fazerem o suficiente para impedir o aquecimento global.

A falta de ações adequadas, segundo o grupo, constitui uma violação dos direitos infantis.
“Os líderes mundiais não cumpriram suas promessas. Eles prometeram proteger nossos direitos e não fizeram isso”, disse Thunberg.

Veja abaixo os cinco pontos principais do discurso da jovem na ONU:

Deveria estar na escola

“Isso está errado, eu não deveria estar aqui. Eu deveria estar na escola, do outro lado do oceano”, contestou Thunberg aos líderes de 60 nações.

“Vocês ainda se aproximam de nós, jovens, para ter esperança. Como ousam?”

A jovem ativista denunciou que a falta de ações concretas dos chefes de estado “roubaram” com suas “palavras vazias” seus sonhos e sua infância

Conto de fadas

A garota de trancinhas alertou para ecossistemas que entram em colapso. “As pessoas estão sofrendo. As pessoas estão morrendo.”

“Estamos no início de uma extinção em massa e tudo o que vocês falam gira em torno de dinheiro e um conto de fadas de crescimento econômico eterno. Como ousam?”

Ciência ignorada

A jovem sueca reforçou que não há políticas e soluções à vista e que não acredita quando líderes mundiais dizem que escutam os mais jovens e entendem a urgência que devem tomar as decisões.

“Por mais de 30 anos a ciência foi clara. Como ousam seguir ignorando os alertas e vir aqui para dizer que estão fazendo o bastante? Se vocês realmente entendessem essa situação, e ainda assim seguissem falhando em suas ações, então vocês são maus. E nisso eu me recuso a acreditar.”

Nunca vamos perdoar

Para Thunberg, não haverá planos ou soluções para o que foi apresentado durante a Cúpula. Isso, porque, segundo ela, os números são muito desconfortáveis.

“Vocês não são maduros o suficiente para dizer que estão falhando. Mas os jovens estão começando a entender sua traição. Os olhos das gerações futuras estão virados para vocês. E se vocês decidirem nos ignorar, eu te digo. Nós nunca vamos perdoá-los.”

Mudança está vindo

A jovem ativista, que conseguiu mobilizar milhares de jovens estudantes na sexta-feira (20) durante a terceira greve global pelo clima ameaçou: “Nós não vamos deixá-los sair ilesos dessa.”

“Aqui, agora, vamos definir os limites. O mundo está acordando. A mudança está vindo, quer queiram, quer não.”

Confira o discurso na íntegra:

Fonte: Globo

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.