Uma boa noite de sono é fundamental para o corpo e para a mente: emagrece, previne doenças, melhora o desempenho no trabalho, previne a depressão, melhora a memória e aumenta a longevidade. De acordo com a pesquisadora Natalie Dautovitch, professora de psicologia na Universidade do Alabama, EUA, e porta-voz da National Sleep Foundation, apesar de soar contraproducente para algumas pessoas, dormir com os pés descobertos é uma excelente mania, porque garante uma noite de sono melhor, já que esses membros ajudam a manter o corpo em uma temperatura mais baixa. Mais especificamente, você acaba dormindo mais rápido e mais profundo.
Em entrevista à New York Magazine, Dautovitch afirmou que os pés são umas das melhores partes do corpo quando o assunto é se livrar do calor, e não a cabeça. Isso porque é uma das partes do corpo com escape de temperatura, pois possuem estruturas vasculares responsáveis por diminuir o calor corporal. Eles não possuem pelos, e contêm as chamadas anastomoses arteriovenosas, conhecidas estruturas que ligam as artérias às veias, antes que ambas se reúnam aos vasos capilares. Logo, quando está mais quente, essas estruturas se dilatam para permitir uma maior passagem se sangue para a pele, a fim de resfriá-la.
No estágio mais profundo do sono o corpo chega a ficar dois graus mais frio. Deixar os pés descobertos acelera o processo de resfriamento. Para Natalie a temperatura corporal ideal para uma boa noite de sono é de no máximo 20ºC.
Ganhou força , nos últimos dias ,nas redes e nos noticiários de todo o mundo…
Em 25 de novembro, quando os números do feminicídio voltam a nos assombrar, o Brasil…
O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos…
A infância é o terreno onde a humanidade finca suas raízes mais profundas. É ali,…
Por Bárbara Carvalho Em um cenário político marcado pelo excesso de informação e pela disputa…
O diagnóstico de TDAH pode ser um ato de libertação. Receber um diagnóstico de TDAH…