Você dorme com os pés descobertos? Isto é ótimo, diz cientista

Portal Raízes

Uma boa noite de sono é fundamental para o corpo e para a mente: emagrece, previne doenças, melhora o desempenho no trabalho, previne a depressão, melhora a memória e aumenta a longevidade. De acordo com a pesquisadora Natalie Dautovitch, professora de psicologia na Universidade do Alabama, EUA, e porta-voz da National Sleep Foundation, apesar de soar contraproducente para algumas pessoas, dormir com os pés descobertos é uma excelente mania, porque garante uma noite de sono melhor, já que esses membros ajudam a manter o corpo em uma temperatura mais baixa. Mais especificamente, você acaba dormindo mais rápido e mais profundo.

A temperatura corporal e a qualidade do sono estão relativamente relacionadas

Em entrevista à New York Magazine, Dautovitch afirmou que os pés são umas das melhores partes do corpo quando o assunto é se livrar do calor, e não a cabeça. Isso porque é uma das partes do corpo com escape de temperatura, pois possuem estruturas vasculares responsáveis por diminuir o calor corporal. Eles não possuem pelos, e contêm as chamadas anastomoses arteriovenosas, conhecidas estruturas que ligam as artérias às veias, antes que ambas se reúnam aos vasos capilares. Logo, quando está mais quente, essas estruturas se dilatam para permitir uma maior passagem se sangue para a pele, a fim de resfriá-la.

No estágio mais profundo do sono o corpo chega a ficar dois graus mais frio. Deixar os pés descobertos acelera o processo de resfriamento. Para Natalie a temperatura corporal ideal para uma boa noite de sono é de no máximo 20ºC.

Outros modos de evitar insônia:

Existem outros modos para ajudar a ter uma boa noite de sono, além de deixar os pés descobertos. Evitar bebidas com cafeína pelo menos 4 horas antes de se deitar, não se exercitar 3 horas antes de dormir e não comer refeições pesadas são alguns deles. Também é importante se desconectar pelo menos 1 hora antes de dormir. Então sem celular, computador ou televisão. Passe essa 1 hora realizando atividades relaxantes como ler um livro, escutar música ou meditar. Não se esqueça de deixar o quarto escuro, silencioso e com temperatura agradável.
Leia mais sobre este assunto:
COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.