Estupendo! NASA divulga vídeo com cenas incríveis do sol

Portal Raízes

Em comemoração aos 10 anos do Solar Dynamics Observatory (SDO) no espaço, a NASA divulgou um vídeo em time-lapse com alguns dos principais registros feitos pela sonda ao longo deste período, do maior astro do Sistema Solar.

O SDO observa e estuda o Sol, analisando os processos que afetam a vida na Terra, através de instrumentos que capturam imagens ininterruptamente. Já são mais de 425 milhões de imagens em alta resolução arquivadas, toda essa observação permite inúmeras descobertas sobre a estrela, como a de um novo tipo de explosão magnética, que ajudou a entender os razões das altas temperaturas na atmosfera solar.

O SDO está próximo de concluir um ciclo solar inteiro, completado a cada 11 anos. Com isso, ele terá obtido informações de toda a dinâmica de funcionamento da estrela.

O vídeo mostra uma década de milhões de fotos da estrela em 61 minutos, mostrando as mudanças da atividade solar durante o período. Também é possível ver, em alguns momentos do vídeo, eventos astronômicos notáveis, como erupções solares e a passagem de planetas.

Em suas redes sociais a NASA também divulgou um vídeo ainda mais reduzido, com o resumo de todo o trabalho do SDO em menos de um minuto. Confira:

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram e Youtube.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.