This picture taken on December 31, 2019 shows firefighters struggling against the strong wind in an effort to secure nearby houses from bushfires near the town of Nowra in the Australian state of New South Wales. (Photo by SAEED KHAN / AFP) (Photo by SAEED KHAN/AFP via Getty Images)

Chove novamente na Austrália, mas não o bastante para acabar com os incêndios

Portal Raízes

Os incêndios florestais que estão devastando o sudeste da Austrália estão longe de serem controlados, mas a chuva que chegou neste sábado (11 de janeiro) na região deu trégua aos bombeiros exaustos e aos habitantes locais.

Após uma noite catastrófica na qual vários incêndios se fundiram e ganharam dimensões assustadoras nos estados de Nova Gales do Sul e Victoria, as temperaturas diminuíram e as chuvas trouxeram algum alívio para essas regiões.

Está previsto que essas melhorias nas condições climáticas durem uma semana, o que dará aos bombeiros mais chances de controlar os incêndios.

No dia 28 de novembro de 2019 também choveu, naquele mês onde havia apenas algumas semanas de incêndio, ainda nem se imaginava a proporção que iriam tomar, infelizmente desde a publicação desse vídeo o cenário mudou muito e os incêndios intensificaram, o Portal Raízes vendo esse texto sendo viralizado organicamente por muitas pessoas que o tomavam como atual resolveu atualizar a matéria para que notícias velhas não se espalhem, atrapalhando assim muitas ajudas que o país poderia estar recebendo.

No entanto o vídeo não deixa de ser lindo e a energia passada pelos bombeiros na imagem é contagiante e merece ser compartilhada, na esperança de que momentos como esse se repitam cada vez mais.

Confira imagens que viralizaram:

No vídeo, os bombeiros aparecem comemorando e pulando de alegria, pela chegada da chuva em 25 de novembro de 2019. A natureza estava presente com gotas de esperança. O vídeo foi carregado nas redes sociais, onde acumula mais de 1,1 milhão de visualizações e milhares de comentários e interações. Os comentários são cheios de boas energias, pessoas fazendo preces para que a chuva caia novamente, para que o animais consigam se salvar, para que todo esse pesadelo chegue ao fim. 

This is our crew in Rollands Plains in NSW at the moment with some very happy locals who have been on edge for over a month. This local has also been helping cook meals for all the Fire Fighters and locals that have been forced from thier homes for the past 2 week.

Posted by Leongatha Fire Brigade on Sunday, November 24, 2019

Atualmente, os incêndios na Austrália atingiram proporções inimagináveis, estima-se que mais de 1 bilhão de animais terão morrido nesse desastre ambiental.

A Austrália ainda precisa de ajuda, confira algumas instituições para doação:

Matéria publicada no dia 28 de Novembro de 2019, atualizada no dia 13 de janeiro de 2020. 

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.