Como fazer o café perfeito, de acordo com as ciências matemática e física

Portal Raízes

Os cientistas descobriram o segredo que os consumidores de café querem saber há anos – como fazer a xícara perfeita de café. Matemáticos e físicos uniram-se para criar uma fórmula sem defeitos, como parte de um estudo publicado na revista Matter e divulgada com o título original How to make the perfect cup of coffee, according to science no site Independent em agosto de 2019.

O Dr. Jamie Foster, matemático da Universidade de Portsmouth, iniciou o estudo depois de descobrir que, às vezes, duas doses de café expresso, aparentemente com as mesmas quantidade de grãos, podem ter um sabor diferente.

“A sabedoria popular diz que se você quiser uma xícara de café mais forte, deve moer seu café mais fino. Isso pode até fazer sentido porque, quanto mais finos o pó, mais área de superfície do grão de café é exposta à água, o que deve significar um café mais forte”. disse Foster.

No entanto, os pesquisadores descobriram que o café se tornou mais “confiável” de xícara para xícara ao usar menos grãos moídos de maneira mais grosseira.

“Quando os grãos são moídos finamente, as partículas eram tão pequenas que, em algumas regiões do filtro, entupiam o espaço onde a água deve fluir. Essas seções entupidas são desperdiçadas porque a água não pode fluir através delas e acessar o café saboroso que você deseja em sua xícara”, explicou Foster.

Em vez disso, o matemático afirmou que menos grãos moídos mais grosseiramente resultam em uma “extração mais eficiente”. Ele acrescentou que esse método também é mais barato, porque usa menos grãos e também é mais gentil com o meio ambiente.

Sendo assim, o segredo para fazer aquele cafezinho perfeito segundo as ciências é:

O ideal é comprar os grãos de café torrados e moê-los artesanalmente com menos grãos e mais grosseiramente. Não moer até ficar finíssimo e tampouco guardar o café moído. Moer na hora de fazer, como que xícara por xícara. O paladar agradece e o meio ambiente também!

Todas as fontes citadas no texto foram pesquisadas pela redação de Portal Raízes – Tradução e Livre Adaptação

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.