Pai, torne como o seu dever mais sagrado, dar colo e asas para seu filho. Colo como representação da validação dos sentimentos, emoções, pensamentos e comunicação respeitosa e amorosa. E asas como a representação de ir se tornando um pai desnecessário, um pai que sabe que educar um filho e a missão de torná-lo um adulto funcional, um ser humano com valores integrais, pois a educação de filho impactará a vida de muitas pessoas, seja de modo positivo ou negativo. E é claro, antes dos discursos, deve sempre e sempre ser o exemplo do adulto que o seu filho desejará ser quando crescer.

A importância do pai na formação do caráter de uma criança

“Os pais são muito mais do que apenas “segundos adultos” em casa. Pais envolvidos – especialmente pais biológicos – trazem benefícios positivos para seus filhos que nenhuma outra pessoa provavelmente trará. Eles fornecem proteção e apoio econômico e modelos masculinos. Eles têm um estilo parental que é significativamente diferente do de uma mãe e essa diferença é importante para o desenvolvimento saudável da criança” diz David Popenoe, professor de sociologia na Rutgers University.

Um dos aspectos mais vitais da contribuição de um pai para a vida de seus filhos está precisamente no que o Dr. Popenoe chama de seu “estilo parental significativamente diferente”. Homens e mulheres são diferentes. Como resultado, mães e pais cuidam de seus filhos de forma diferente.

Os pais, por exemplo, amam seus filhos “mais perigosamente”. Isso porque eles jogam “mais duros” e são mais propensos a encorajar a tomada de riscos. Eles fornecem às crianças uma diversidade mais ampla de experiências sociais. Eles também os apresentam a uma variedade maior de métodos de lidar com a vida. Eles tendem a enfatizar regras, justiça, equidade e dever na disciplina. Dessa forma, eles ensinam às crianças a objetividade e as consequências do certo e do errado. Eles dão às crianças uma visão do mundo dos homens. Eles os preparam para os desafios da vida e demonstram pelo exemplo o significado do respeito entre os sexos. Em conexão com este último ponto, a pesquisa indica que um pai casado é substancialmente menos propenso a abusar de sua esposa ou filhos do que os homens em qualquer outra categoria.

Os pais incentivam a competição, gerando independência. As mães promovem a equidade, criando uma sensação de segurança. Os pais enfatizam a comunicação conceitual, o que ajuda as crianças a expandir seu vocabulário e capacidades intelectuais. As mães se especializam em simpatia, cuidado e ajuda, demonstrando assim a importância dos relacionamentos. Os pais tendem a ver seus filhos em relação ao resto do mundo. As mães tendem a ver o resto do mundo em relação ao filho. Nenhum estilo de parentalidade é adequado por si só. Juntos, eles se equilibram e equipam a próxima geração com uma abordagem saudável e equilibrada da vida.

5 maneiras que os pais afetam o desenvolvimento infantil

Quando se trata de paternidade, às vezes pode parecer que os pais são o segundo melhor. Representações de pais na cultura popular empurram o estereótipo de pais como incompetentes, emocionalmente desconectados, pais “secundários” que não são tão importantes para seus filhos quanto suas mães. Como resultado, os pais são frequentemente pressionados a ficar em segundo plano quando se trata de se envolver na criação de seus filhos e podem ser ridicularizados por coisas como admitir que ajudam a trocar fraldas ou expressar interesse em tirar licença-paternidade. Na realidade, embora o amor de uma mãe seja importante e especial, ter uma figura paterna ativa desempenha um papel igualmente importante no desenvolvimento saudável de uma criança.

Aqui estão 5 maneiras importantes pelas quais os pais afetam o desenvolvimento infantil:

1. Aumente o Intelecto

O pai pode ser um pouco bobo, mas um pai ativo pode ajudar a aumentar a inteligência emocional e a capacidade de resolução de problemas do seu filho. Estudos mostram que crianças cujos pais estiveram ativamente envolvidos ao longo do 1º ano de vida de seus filhos apresentam melhor desempenho nas avaliações de desenvolvimento cognitivo e demonstram uma maior capacidade de curiosidade e exploração. Crianças criadas com pais ativos tendem a pontuar mais alto em testes verbais e de matemática e são menos propensas a abandonar a escola ou cometer crimes juvenis.

2. Aumente a confiança

O apoio emocional fornecido por um pai a seu filho é um presente inestimável. Ao ajudar as crianças a entender o quanto são valorizadas e amadas, as crianças com pais que as apoiam são mais propensas a ter alta autoestima e geralmente são mais felizes e confiantes. Eles também demonstram uma maior tolerância ao estresse/frustração, menos hesitação/medo em novas situações e uma maior capacidade de resistir à pressão dos colegas e defender-se.

3. Alguém para admirar

Os pais fornecem um modelo masculino positivo para seus filhos e ajudam a promover/reforçar bons comportamentos. Como resultado, crianças com pais mais envolvidos tendem a ter menos problemas comportamentais e de controle de impulsos, maior atenção e maior nível de sociabilidade. Essas crianças também tendem a ser mais compassivas e generosas, com uma maior consciência das necessidades e direitos dos outros.

4. Forneça uma perspectiva diferente

As crianças são naturalmente cheias de perguntas, e mães e pais abordam essas questões de maneiras diferentes. Pais ativos com diferentes abordagens de paternidade podem ser uma ótima maneira de expor as crianças a uma ampla gama de pensamentos e resolução de problemas. Pais ativos têm uma oportunidade única de compartilhar sua perspectiva de vida e ensinar a seus filhos habilidades valiosas para a vida!

5. Pratique a pedagogia do amor

É a coisa mais óbvia a dizer, mas isso não a torna menos importante – ter um pai ativo faz a criança se sentir amada! Ter o pai como fonte constante de amor e incentivo ajuda a garantir que as crianças cresçam felizes e saudáveis, com boa autoestima.

Foto de capa: Acervo pessoal de José Braz Teodoro Neto com seus filhos, Benício e Estevão (autorizada). Proibida a reprodução.

Ser um pai ativo é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelo seu filho. Se você é um novo pai ou apenas quer aprender mais sobre como pode causar um impacto positivo na vida de seu filho, confira mais alguns de nossos artigos:

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.